08-06-2020, 16:55:33
Sistema: Delphi MT27E
Combustível: Gasolina
Veículo: FIAT Strada 1.8 Flex
Problema: Motor com baixa potência, cortando a aceleração e em muitos casos pode ocorrer o aquecimento excessivo do catalizador.
Causa: Iniciamos os testes utilizando o Rasther para colhermos algumas informações sobre o funcionamento do veículo. Não foi encontrado nenhum erro gravado na memória da unidade da ECU, mas duas leituras chamaram a nossa atenção: tempo de injeção e pressão do coletor de admissão (MAP), ambas estavam bem acima do normal. Geralmente quando é obtido este tipo de alteração nestes dois blocos de leituras, nos leva a crer que o problema esta relacionado com o sincronismo da correia dentada. Verificamos então o ponto desta correia e a mesma estava perfeitamente instalada, no entanto foi notado que a chaveta que vai na engrenagem do virabrequim, e que tem a função de travar a roda fônica, estava quebrada. Ao tentarmos colocar a roda fônica vimos que ela não ficava devidamente fixada, perdendo assim o sincronismo com o sensor de rotação.
Solução: Foi feito a substituição da engrenagem e o problema foi resolvido. Após a montagem fizemos novamente o rastreamento e as leituras do tempo de injeção e pressão do coletor voltara ao normal.
Combustível: Gasolina
Veículo: FIAT Strada 1.8 Flex
Problema: Motor com baixa potência, cortando a aceleração e em muitos casos pode ocorrer o aquecimento excessivo do catalizador.
Causa: Iniciamos os testes utilizando o Rasther para colhermos algumas informações sobre o funcionamento do veículo. Não foi encontrado nenhum erro gravado na memória da unidade da ECU, mas duas leituras chamaram a nossa atenção: tempo de injeção e pressão do coletor de admissão (MAP), ambas estavam bem acima do normal. Geralmente quando é obtido este tipo de alteração nestes dois blocos de leituras, nos leva a crer que o problema esta relacionado com o sincronismo da correia dentada. Verificamos então o ponto desta correia e a mesma estava perfeitamente instalada, no entanto foi notado que a chaveta que vai na engrenagem do virabrequim, e que tem a função de travar a roda fônica, estava quebrada. Ao tentarmos colocar a roda fônica vimos que ela não ficava devidamente fixada, perdendo assim o sincronismo com o sensor de rotação.
Solução: Foi feito a substituição da engrenagem e o problema foi resolvido. Após a montagem fizemos novamente o rastreamento e as leituras do tempo de injeção e pressão do coletor voltara ao normal.