16-06-2020, 12:32:28
Diagnóstico:
• Analisado todo o sistema de alimentação de combustível não havia nada de anormal.
• Numa análise dos sensores e atuadores, tudo estava dentro das especificações.
• O Scanner indicou falha Nº 00515 - 30 a qual significa “Erro no Sensor de Fase (Curto ao Positivo)”. Examinamos então o respectivo sensor que é de efeito hall. Estava perfeito.
• Avaliando a parte física do motor: compressão, vazamento de cilindros, sincronismo da correia do comando, pressão da bomba de óleo e nada ficou constatado. Mas pelo sintoma apresentado era alguma coisa ligada com motor fora do sincronismo, então verificamos a correia do comando. A mesma estava nova e corretamente posicionada.
• Como este sistema é sequencial verificamos então a correta fase do sensor de fase e aí sim chegamos a uma conclusão: o mesmo estava defasado em relação ao PMS do 1º Cilindro.
Concluímos então que este era o real motivo da falha, ou seja: falta de sincronismo entre PMS do 1º Cil. e o sensor de fase.
Solução:
• Posicionar corretamente o sensor de fase isto é, retirar e sincronizar o distribuidor em relação ao PMS do 1º Cilindro. Neste sistema o distribuidor não possui ajuste de ponto o mesmo está travado entre dois pinos, mas quando o 1º Cilindro está em PMS o rotor deve apontar exatamente para a marca de referência gravada na carcaça do distribuidor.
• Analisado todo o sistema de alimentação de combustível não havia nada de anormal.
• Numa análise dos sensores e atuadores, tudo estava dentro das especificações.
• O Scanner indicou falha Nº 00515 - 30 a qual significa “Erro no Sensor de Fase (Curto ao Positivo)”. Examinamos então o respectivo sensor que é de efeito hall. Estava perfeito.
• Avaliando a parte física do motor: compressão, vazamento de cilindros, sincronismo da correia do comando, pressão da bomba de óleo e nada ficou constatado. Mas pelo sintoma apresentado era alguma coisa ligada com motor fora do sincronismo, então verificamos a correia do comando. A mesma estava nova e corretamente posicionada.
• Como este sistema é sequencial verificamos então a correta fase do sensor de fase e aí sim chegamos a uma conclusão: o mesmo estava defasado em relação ao PMS do 1º Cilindro.
Concluímos então que este era o real motivo da falha, ou seja: falta de sincronismo entre PMS do 1º Cil. e o sensor de fase.
Solução:
• Posicionar corretamente o sensor de fase isto é, retirar e sincronizar o distribuidor em relação ao PMS do 1º Cilindro. Neste sistema o distribuidor não possui ajuste de ponto o mesmo está travado entre dois pinos, mas quando o 1º Cilindro está em PMS o rotor deve apontar exatamente para a marca de referência gravada na carcaça do distribuidor.