Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ASTRA G – SISTEMAS MOTRONIC M1.5.5P – OSCILAÇÃO DE MARCHA LENTA
#1
Livro - PDF 
Ajustando a Oscilação de Marcha Lenta no Sistema Motronic M1.5.5P do Astra G

Quando falamos de oscilação de marcha lenta em veículos equipados com sistemas de injeção eletrônica, como o Motronic M1.5.5P presente no Chevrolet Astra G, é crucial entender o funcionamento do corpo de borboleta e como a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) interage com ele. A oscilação na marcha lenta pode causar desconforto ao dirigir e até mesmo problemas de desempenho, portanto, é fundamental saber como ajustar o sistema após a substituição de componentes importantes.

Entendendo o Problema: Oscilação de Marcha Lenta Após a Substituição do Corpo de Borboleta

O sistema Motronic M1.5.5P é um dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor utilizado pela Chevrolet em modelos como o Astra G. Ele controla, entre outras coisas, a injeção de combustível e o sistema de ignição. O corpo de borboleta, também conhecido como TBI (Throttle Body Injection), é um componente vital neste sistema, pois regula a entrada de ar no motor e, consequentemente, a mistura de ar/combustível necessária para o seu funcionamento.

Ao substituir o corpo de borboleta, é essencial que o técnico realize um "ajuste de reconhecimento" do novo corpo. Este ajuste é necessário para que a UCE (Unidade de Controle Eletrônico) consiga "aprender" os novos parâmetros do corretor de marcha lenta e do potenciômetro do corpo de borboleta.

Por Que Este Ajuste é Importante?
- Memória da UCE: A UCE armazena na memória os parâmetros de operação do corpo de borboleta antigo. Se o novo corpo não for reconhecido, a UCE continuará a usar as configurações antigas, resultando em uma marcha lenta irregular ou reconhecimento incorreto da posição de aceleração total.
- Corretor da Marcha Lenta e Potenciômetro: Estes componentes no corpo de borboleta são responsáveis pelo controle preciso da entrada de ar na marcha lenta e pela leitura da posição do acelerador. A UCE precisa "aprender" os novos valores de referência para garantir um funcionamento suave.

Ferramentas Necessárias para o Ajuste: Scanner Automotivo

Para realizar o ajuste de reconhecimento do novo corpo de borboleta, é necessário um scanner automotivo compatível com o sistema Motronic M1.5.5P. O scanner é uma ferramenta eletrônica que permite a comunicação direta com a UCE do veículo, facilitando diagnósticos, ajustes e a realização de procedimentos de aprendizagem.

1. Scanner Automotivo: Existem várias marcas de scanners que podem ser usadas para este procedimento, como Bosch KTS, Launch X431, Autel Maxisys, entre outros. O importante é garantir que o scanner seja compatível com o sistema Motronic M1.5.5P do Astra G.
 
2. Ferramentas Básicas: Além do scanner, o técnico também deve ter ferramentas básicas como chaves de fenda, soquetes e chaves combinadas para a remoção e instalação do corpo de borboleta.

Passo a Passo para o Ajuste de Reconhecimento do Novo Corpo de Borboleta

1. Instalação do Novo Corpo de Borboleta:
  - Substitua o corpo de borboleta antigo pelo novo. Certifique-se de que todas as conexões elétricas e mecânicas estejam corretamente fixadas.
 
2. Conexão do Scanner Automotivo:
  - Conecte o scanner automotivo à porta OBD-II (On-Board Diagnostics) do Astra G, que geralmente está localizada abaixo do painel de instrumentos, próximo ao volante.
 
3. Acesso ao Sistema de Injeção Eletrônica:
  - No menu do scanner, selecione o sistema de injeção eletrônica Motronic M1.5.5P. A maioria dos scanners modernos possui um menu intuitivo para seleção do modelo do veículo e do sistema.

4. Procedimento de Ajuste de Reconhecimento:
  - No menu do scanner, selecione a opção para "Ajuste de Reconhecimento do Corpo de Borboleta" ou similar. Siga as instruções na tela do scanner, que geralmente incluem:
    - Ignition ON (ignição ligada, motor desligado): Mantenha a chave de ignição na posição de ligar sem dar partida no motor.
    - Aguarde o Scanner Configurar a UCE: O scanner enviará comandos à UCE para que ela apague os parâmetros antigos e aprenda os novos parâmetros do corretor de marcha lenta e do potenciômetro.
    - Testar o Motor: Após o procedimento, dê partida no motor e deixe-o em marcha lenta. Verifique se a marcha lenta está estável. Caso contrário, repita o procedimento.

5. Verificação Final:
  - Após completar o ajuste, teste o veículo em várias condições de marcha lenta e aceleração para garantir que a UCE reconheça corretamente a posição de plena carga e a marcha lenta.

Substituição da UCE e o Mesmo Procedimento

Se, em algum momento, a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) for substituída, o mesmo procedimento de ajuste de reconhecimento deverá ser realizado. A nova UCE também precisará aprender os parâmetros do corpo de borboleta instalado.

Dicas Adicionais para os Aprendizes de Mecânica:

- Verifique Outros Componentes: Se, após o ajuste, a marcha lenta ainda estiver irregular, verifique outros componentes relacionados, como o sensor de posição da borboleta (TPS), o sensor MAF (Fluxo de Massa de Ar), válvula EGR, e possíveis entradas de ar falsas.
- Manutenção Preventiva: É sempre recomendável limpar o corpo de borboleta durante a manutenção regular para evitar acúmulo de sujeira e garantir uma leitura precisa dos sensores.
- Atenção aos Erros do Scanner: Alguns scanners podem mostrar códigos de erro específicos que podem indicar problemas adicionais no sistema de injeção ou na eletrônica do motor.

Ao seguir essas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais bem preparados para lidar com sistemas eletrônicos complexos, como o Motronic M1.5.5P, e garantir que veículos como o Chevrolet Astra G operem de maneira eficiente e confiável.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Cuidados na desmontagem E Montagem da Bomba de Combustível do Astra admin 0 742 15-04-2024, 20:59:08
Última Mensagem: admin
Video Defeito Complicado no Astra 2.0 2009/10 Não Pega. Será Que é Sensor Mesmo? admin 0 630 20-02-2024, 14:13:38
Última Mensagem: admin
Video Astra 2.0 Aquecendo, Temperatura Alta, Como Diagnosticar? Possíveis defeitos! admin 0 761 20-10-2023, 18:24:50
Última Mensagem: admin
Video Astra com Barulho e Tranco no Câmbio Sr.Big 0 1.749 01-06-2020, 16:53:42
Última Mensagem: Sr.Big
Video Troca da Bomba de Água do Astra Sr.Big 0 1.810 01-06-2020, 16:52:34
Última Mensagem: Sr.Big
Video Montagem do Câmbio Astra Sr.Big 0 1.613 01-06-2020, 16:50:12
Última Mensagem: Sr.Big
  Solavanco ao engatar R (Ré) ou D (Driver). - Astra Sr.Big 0 1.411 01-06-2020, 16:41:53
Última Mensagem: Sr.Big
  Não seleciona marcha Ré (R) - Astra Vectra Zafira Sr.Big 0 1.532 01-06-2020, 16:40:45
Última Mensagem: Sr.Big
  A lâmpada de injeção estava permanentemente acesa. - Astra Sr.Big 0 1.605 01-06-2020, 16:35:31
Última Mensagem: Sr.Big
  Astra 2.0 - A pressão do coletor apresentava instabilidade Sr.Big 0 1.531 01-06-2020, 16:31:04
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)