25-05-2020, 16:01:07
Outros detalhes:
• Apaga principalmente em desacelerações;
• Às vezes o motor pega e apaga;
• Acontece até mesmo em veículos de baixa quilometragem (15.000Km)
Causa:
• O sistema de ventilação do cárter tem um “respiro” após a borboleta de aceleração. Este orifício calibrado fica obstruído, aumentando o fluxo de vapor de óleo para o outro ponto de ventilação anterior à borboleta de aceleração. O vapor em excesso, suja todo o corpo de borboleta e condensa-se no coletor de admissão. Devido às suas características construtivas, forma-se uma poça de óleo dentro do coletor (em um veículo chegou-se a tirar quase 100ml de óleo do interior do coletor). Com o aquecimento do motor, além do vapor de óleo do cárter, aparece também a evaporação deste óleo descontrolando totalmente a regulagem da mistura.
Solução:
• Promover uma limpeza geral do sistema, desobstruir o orifício calibrado e com o auxílio de uma broca, aumentar a bitola deste orifício para aproximadamente 3mm. Cuidado para não aumentar muito o orifício e provocar um outro tipo de pane.
• Apaga principalmente em desacelerações;
• Às vezes o motor pega e apaga;
• Acontece até mesmo em veículos de baixa quilometragem (15.000Km)
Causa:
• O sistema de ventilação do cárter tem um “respiro” após a borboleta de aceleração. Este orifício calibrado fica obstruído, aumentando o fluxo de vapor de óleo para o outro ponto de ventilação anterior à borboleta de aceleração. O vapor em excesso, suja todo o corpo de borboleta e condensa-se no coletor de admissão. Devido às suas características construtivas, forma-se uma poça de óleo dentro do coletor (em um veículo chegou-se a tirar quase 100ml de óleo do interior do coletor). Com o aquecimento do motor, além do vapor de óleo do cárter, aparece também a evaporação deste óleo descontrolando totalmente a regulagem da mistura.
Solução:
• Promover uma limpeza geral do sistema, desobstruir o orifício calibrado e com o auxílio de uma broca, aumentar a bitola deste orifício para aproximadamente 3mm. Cuidado para não aumentar muito o orifício e provocar um outro tipo de pane.