01-06-2020, 13:03:09
Problema: Quando o motor do veículo atingia sua temperatura ideal de funcionamento (após o acionamento do eletroventilador do radiador), o motor parava. Quando o motor esfriava, voltava a funcionar normalmente.
Diagnóstico: Foram testados todos os componentes do sistema de injeção, com o auxílio de um scanner, porém nenhum defeito foi apresentado. Passou-se assim para os testes passo-a-passo com o auxílio de um multímetro e manômetro de pressão. Foram verificados todos os componentes do sistema de alimentação de combustível (pressão da linha de alimentação, relê da bomba, fusíveis, filtro de combustível) e nada de irregular foi encontrado, foram testados também alimentação e aterramento do módulo de injeção, tudo OK.
Solução: Não encontrando nada de irregular e o problema persistindo, verificou-se que o motor parava por falta de centelha nas velas; como o módulo DIS (bobina) já havia sido testado e o sensor de rotação apresentava-se normal, decidiu-se testar curto e continuidade do chicote, no qual foi encontrado o fio de terra do módulo DIS com mau contato. Substituído e o problema solucionado.
Diagnóstico: Foram testados todos os componentes do sistema de injeção, com o auxílio de um scanner, porém nenhum defeito foi apresentado. Passou-se assim para os testes passo-a-passo com o auxílio de um multímetro e manômetro de pressão. Foram verificados todos os componentes do sistema de alimentação de combustível (pressão da linha de alimentação, relê da bomba, fusíveis, filtro de combustível) e nada de irregular foi encontrado, foram testados também alimentação e aterramento do módulo de injeção, tudo OK.
Solução: Não encontrando nada de irregular e o problema persistindo, verificou-se que o motor parava por falta de centelha nas velas; como o módulo DIS (bobina) já havia sido testado e o sensor de rotação apresentava-se normal, decidiu-se testar curto e continuidade do chicote, no qual foi encontrado o fio de terra do módulo DIS com mau contato. Substituído e o problema solucionado.