04-06-2020, 13:04:38
Marca: Fiat
Modelo: Palio
Motor: 1.6 16V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção eletrônica
Fabricante: Magneti Marelli
Versão: IAW 1AB
Problema: Veículo ora funciona, ora não.
Retorno do scanner: Nenhuma falha registrada.
Histórico do Problema:
Luz espia da injeção eletrônica não acendia no painel quando o defeito ocorria.
O sistema de ignição não centelhava durante a ocorrência do defeito.
Ao testar o sensor de rotação utilizando um voltímetro na função tensão alternada (VAC), o mesmo emitia sinal, porém, ao se fazer um teste de continuidade entre os pinos do conector do chicote do sensor de rotação, verificou-se um curto entre o pino de sinal (ligado ao pino 49 no módulo de injeção) e o pino da malha de proteção contra campos magnéticos (aterrado à carcaça do módulo).
Removido o componente, constatou-se que o mesmo estava com o chicote esmagado na parte próxima ao sensor.
Solução: Substituição do sensor de rotação.
Esclarecimentos adicionais: Em alguns testes com multímetro, o sensor (indutivo) pode emitir sinal de valor qualquer, mas o teste ideal para se verificar a qualidade do sinal, ou seja, possíveis deformações na onda senoidal gerada pelo sensoar deve ser feito com um osciloscópio.
Modelo: Palio
Motor: 1.6 16V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção eletrônica
Fabricante: Magneti Marelli
Versão: IAW 1AB
Problema: Veículo ora funciona, ora não.
Retorno do scanner: Nenhuma falha registrada.
Histórico do Problema:
Luz espia da injeção eletrônica não acendia no painel quando o defeito ocorria.
O sistema de ignição não centelhava durante a ocorrência do defeito.
Ao testar o sensor de rotação utilizando um voltímetro na função tensão alternada (VAC), o mesmo emitia sinal, porém, ao se fazer um teste de continuidade entre os pinos do conector do chicote do sensor de rotação, verificou-se um curto entre o pino de sinal (ligado ao pino 49 no módulo de injeção) e o pino da malha de proteção contra campos magnéticos (aterrado à carcaça do módulo).
Removido o componente, constatou-se que o mesmo estava com o chicote esmagado na parte próxima ao sensor.
Solução: Substituição do sensor de rotação.
Esclarecimentos adicionais: Em alguns testes com multímetro, o sensor (indutivo) pode emitir sinal de valor qualquer, mas o teste ideal para se verificar a qualidade do sinal, ou seja, possíveis deformações na onda senoidal gerada pelo sensoar deve ser feito com um osciloscópio.