08-06-2020, 16:46:33
Sistema: Marelli 5NF
Combustível: Gasolina
Veículo: Palio Fire 1.0 - 16V.
Problema: Perda de referenciado pedal e corpo de aceleração.
Causa: Cliente reclama que o veiculo perde desempenho, não tem força. Saímos para teste em rua com Scanner instalado ao veiculo. O defeito era intermitente e demorava a aparecer. Fizemos percurso de estrada, mas logo após andamos bastante na cidade, o veiculo perdeu o pedal de acelerador, a lâmpada de anomalia acendeu e gravou defeito [fade]P1602[/fade] (conversor AJO) , [fade]P1121[/fade] (sensor posição borboleta) e [fade]P1220[/fade] (posição borboleta 1 ). Ao examinar o veiculo já na oficina notamos que também falhava na marcha lenta, quando a lâmpada de anomalia estava acesa e chegava afogar por excesso de combustível. As velas já muito gastas e carbonizadas foram substituídas. Testamos os cabos de ignição, pedal do acelerador e corpo motorizado da borboleta
(OBW). Analisou o alternador quanto a picos de tensão, pontos de aterramento ao motor e também a carroceria. Substituiu-se o corpo motorizado da borboleta e saímos novamente para teste de rua.
Novamente perdeu o acelerador, acendeu a lâmpada de anomalia e gravou o código [fade]P1602[/fade] (conversor AJO) .
Solução: P1602 é conversor de sinal analógico para digital, portanto, se a bobina de ignição estiver com defeito, gera interferência na leitura do corpo de borboleta e ECU. Substituir o módulo de ignição (Bobina).
Combustível: Gasolina
Veículo: Palio Fire 1.0 - 16V.
Problema: Perda de referenciado pedal e corpo de aceleração.
Causa: Cliente reclama que o veiculo perde desempenho, não tem força. Saímos para teste em rua com Scanner instalado ao veiculo. O defeito era intermitente e demorava a aparecer. Fizemos percurso de estrada, mas logo após andamos bastante na cidade, o veiculo perdeu o pedal de acelerador, a lâmpada de anomalia acendeu e gravou defeito [fade]P1602[/fade] (conversor AJO) , [fade]P1121[/fade] (sensor posição borboleta) e [fade]P1220[/fade] (posição borboleta 1 ). Ao examinar o veiculo já na oficina notamos que também falhava na marcha lenta, quando a lâmpada de anomalia estava acesa e chegava afogar por excesso de combustível. As velas já muito gastas e carbonizadas foram substituídas. Testamos os cabos de ignição, pedal do acelerador e corpo motorizado da borboleta
(OBW). Analisou o alternador quanto a picos de tensão, pontos de aterramento ao motor e também a carroceria. Substituiu-se o corpo motorizado da borboleta e saímos novamente para teste de rua.
Novamente perdeu o acelerador, acendeu a lâmpada de anomalia e gravou o código [fade]P1602[/fade] (conversor AJO) .
Solução: P1602 é conversor de sinal analógico para digital, portanto, se a bobina de ignição estiver com defeito, gera interferência na leitura do corpo de borboleta e ECU. Substituir o módulo de ignição (Bobina).