09-06-2020, 12:17:20
Marca: Ford
Modelo: Fiesta
Motor: 1.0
Combustível: Gasolina
Sistema: Lubrificação
Problema: Óleo motor degradado, na forma pastosa, carbonização excessiva.
Retorno do scanner: Não utilizado
Histórico do Problema:
Carbonização excessiva, óleo na forma pastosa ou entupimento no separador de vapores na tampa de válvulas, galerias de lubrificação e até no filtro de ar do motor.
Luz o óleo acende no painel, em casos mais críticos o motor chegar dar “rajadas” nas acelerações.
Óleos indicados pelo fabricante:
SAE 20W50 API SF - Óleo semi-sintético, mais barato, vida útil de 5.000 kms, menor capacidade dispersante e detergente (permite maior aglomeração de resíduos, impurezas decorrentes da combustão) em relação ao SAE 5W30.
SAE 5W30 API SL - Óleo sintético, mais caro, vida útil de 10.000 kms, maior capacidade dispersante e detergente, melhor desempenho (API SL).
Solução: Desmontagem, e limpeza de todo o sistema de lubrificação e componentes afetados, avaliação do estado de desgaste das peças do conjunto móvel e nos casos críticos efetuar a retifica ou substituição das peças. Utilizar os lubrificantes recomendados pelo fabricante, de preferência o uso do óleo SAE 5W30 API SL, que não tem apresentado problemas.
Esclarecimentos adicionais: Trocar o óleo dentro do período recomendado.
Não rodar com nível do óleo sempre próximo do mínimo e quando completar o nível não misturar óleos de marcas diferentes, mesmo que tenha mesma especificação API/SAE, por possuírem aditivos com características químicas incompatíveis.
Modelo: Fiesta
Motor: 1.0
Combustível: Gasolina
Sistema: Lubrificação
Problema: Óleo motor degradado, na forma pastosa, carbonização excessiva.
Retorno do scanner: Não utilizado
Histórico do Problema:
Carbonização excessiva, óleo na forma pastosa ou entupimento no separador de vapores na tampa de válvulas, galerias de lubrificação e até no filtro de ar do motor.
Luz o óleo acende no painel, em casos mais críticos o motor chegar dar “rajadas” nas acelerações.
Óleos indicados pelo fabricante:
SAE 20W50 API SF - Óleo semi-sintético, mais barato, vida útil de 5.000 kms, menor capacidade dispersante e detergente (permite maior aglomeração de resíduos, impurezas decorrentes da combustão) em relação ao SAE 5W30.
SAE 5W30 API SL - Óleo sintético, mais caro, vida útil de 10.000 kms, maior capacidade dispersante e detergente, melhor desempenho (API SL).
Solução: Desmontagem, e limpeza de todo o sistema de lubrificação e componentes afetados, avaliação do estado de desgaste das peças do conjunto móvel e nos casos críticos efetuar a retifica ou substituição das peças. Utilizar os lubrificantes recomendados pelo fabricante, de preferência o uso do óleo SAE 5W30 API SL, que não tem apresentado problemas.
Esclarecimentos adicionais: Trocar o óleo dentro do período recomendado.
Não rodar com nível do óleo sempre próximo do mínimo e quando completar o nível não misturar óleos de marcas diferentes, mesmo que tenha mesma especificação API/SAE, por possuírem aditivos com características químicas incompatíveis.