09-06-2020, 12:28:24
Marca: Ford
Sistema: Imobilizador
Modelo: F-250/F350
Fabricante: Ford
Motor: 4.2 MWM
Versão:Pats Externo
Combustível: Diesel
Problema: Motor não funciona na 1ª partida.
Retorno do scanner: Falha no transceptor/bobina antena.
Histórico do Problema:
O motor funcionava apenas ao dar partida pela 2ª vez, nunca pegava na 1ª partida.
O defeito ocorreu após a execução de reparos na bomba injetora.
Código B1681: O sinal do módulo do transceptor dos PATS não é recebido pelo PCM (módulo de injeção). Este código pode ser causado por falha nos circuitos entre o transceptor do PATS e o PCM.
transceptor PATS, ou possivelmente o PCM.
Feito o teste pino-a-pino (diagrama elétrico) nada foi diagnosticado.
A causa também poderia ser aplicação errada de peça. Entretanto, não era este o caso.
Mesmo com grandes indícios de que o defeito estava no transceptor (por causa do código de falha), o defeito só foi sanado ao substituir a eletroválvula de controle de fluxo de combustível da bomba injetora.
Solução:
Substituição da eletroválvula de controle de fluxo de combustível da bomba injetora.
Esclarecimentos Adicionais: Para esses modelos, existe ainda a possibilidade de se coletar códigos de falha no painel (códigos de dois dígitos), através do número de piscadas da luz de anomalias. Ligue a chave de ignição e aguarde 1 minuto aproximadamente. Em seguida a luz iniciará o código de piscadas.
Sistema: Imobilizador
Modelo: F-250/F350
Fabricante: Ford
Motor: 4.2 MWM
Versão:Pats Externo
Combustível: Diesel
Problema: Motor não funciona na 1ª partida.
Retorno do scanner: Falha no transceptor/bobina antena.
Histórico do Problema:
O motor funcionava apenas ao dar partida pela 2ª vez, nunca pegava na 1ª partida.
O defeito ocorreu após a execução de reparos na bomba injetora.
Código B1681: O sinal do módulo do transceptor dos PATS não é recebido pelo PCM (módulo de injeção). Este código pode ser causado por falha nos circuitos entre o transceptor do PATS e o PCM.
transceptor PATS, ou possivelmente o PCM.
Feito o teste pino-a-pino (diagrama elétrico) nada foi diagnosticado.
A causa também poderia ser aplicação errada de peça. Entretanto, não era este o caso.
Mesmo com grandes indícios de que o defeito estava no transceptor (por causa do código de falha), o defeito só foi sanado ao substituir a eletroválvula de controle de fluxo de combustível da bomba injetora.
Solução:
Substituição da eletroválvula de controle de fluxo de combustível da bomba injetora.
Esclarecimentos Adicionais: Para esses modelos, existe ainda a possibilidade de se coletar códigos de falha no painel (códigos de dois dígitos), através do número de piscadas da luz de anomalias. Ligue a chave de ignição e aguarde 1 minuto aproximadamente. Em seguida a luz iniciará o código de piscadas.