15-06-2020, 17:54:24
Marca: Toyota
Sistema: Injeção
Modelo: Corolla
Motor: 1.8 16V - VVT-i
Ano: 2003
Combustível: Gasolina
Problema: Motor sem desempenho.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Nos testes de vazão e pressão da bomba de combustível, nada foi detectado.
Testados criteriosamente todos sensores e atuadores e estavam ok.
O sistema de distribuição estava sincronizado.
Analisamos a pressão de compressão do Motor:
Nota: Feita com motor quente, borboleta de aceleração aberta e bateria com carga suficiente para elevar a rotação do motor a 250 RPM.
Pressão de compressão 15,3 Kfm/cm2 ou 218 psi.
Pressão de compressão mínima 10,2 Kfm/cm2 ou 145 psi.
Diferença máxima entre cilindros 1,0 Kfm/cm2 ou 15 psi ou menos.
Os valores de pressão de compressão estavam normais.
Desmontamos então a tampa de válvulas para verificação e constatamos enorme quantidade de borra de óleo presente na região do atuador do sistema VVT-i.
Solução: Limpeza do atuador do VVT-i e da parte superior do cabeçote e aplicação de óleo do motor com especificação correta (15W40SL 3,7L incluindo o filtro).
Informações Adicionais: VVT-i - Tempo de Válvulas Variável - inteligente (Variable Valve Timing - intelligent). Altera a posição do comando de válvulas e conseqüentemente o curso das válvulas e tempo de abertura das mesmas.
Sistema: Injeção
Modelo: Corolla
Motor: 1.8 16V - VVT-i
Ano: 2003
Combustível: Gasolina
Problema: Motor sem desempenho.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Nos testes de vazão e pressão da bomba de combustível, nada foi detectado.
Testados criteriosamente todos sensores e atuadores e estavam ok.
O sistema de distribuição estava sincronizado.
Analisamos a pressão de compressão do Motor:
Nota: Feita com motor quente, borboleta de aceleração aberta e bateria com carga suficiente para elevar a rotação do motor a 250 RPM.
Pressão de compressão 15,3 Kfm/cm2 ou 218 psi.
Pressão de compressão mínima 10,2 Kfm/cm2 ou 145 psi.
Diferença máxima entre cilindros 1,0 Kfm/cm2 ou 15 psi ou menos.
Os valores de pressão de compressão estavam normais.
Desmontamos então a tampa de válvulas para verificação e constatamos enorme quantidade de borra de óleo presente na região do atuador do sistema VVT-i.
Solução: Limpeza do atuador do VVT-i e da parte superior do cabeçote e aplicação de óleo do motor com especificação correta (15W40SL 3,7L incluindo o filtro).
Informações Adicionais: VVT-i - Tempo de Válvulas Variável - inteligente (Variable Valve Timing - intelligent). Altera a posição do comando de válvulas e conseqüentemente o curso das válvulas e tempo de abertura das mesmas.