19-06-2020, 17:31:07
Sistema: Sistema de injeção Marelli IAW 1 AVP
Combustível: Gasolina
Problema: O sinal do sensor de oxigênio ficava sempre acima de 800 mV (DC)
Veículo: Saveiro 1.6
Componente: Sensor de oxigênio
Causa: A aplicação do cabeçote estava errada
Procedimentos e solução: Testamos o sensor de oxigênio em outro veículo , como de costume.
Ele estava funcionando corretamente, pois era novo e de boa qualidade. Medimos a tensão entre o fio cinza do sensor (terra do sinal) e o negativo da bateria. Obtivemos 45 mVDC, valor admissível.
Verificamos todos os sensores que pudessem contribuir para esse enriquecimento, como o sensor MAP e o ETC, o regulador de pressão e a vazão dos injetores. Tudo estava dentro das especificações. Resolvemos trocar o ECM para testar. Também não surtiu efeito. Suspeitamos da parte mecânica do motor. Fizemos um teste de compressão e de vazamento dos cilindros. Ao verificar a pressão do coletor, notamos instabilidade. Esse comportamento, em geral, está relacionado com as válvulas. Retiramos a tampa de válvulas. Para nossa surpresa, o motor estava equipado com um cabeçote com tuchos mecânicos. Sabíamos que deveria ser um cabeçote com tuchos hidráulicos. Trocamos o cabeçote por outro original e o problema foi resolvido.
Combustível: Gasolina
Problema: O sinal do sensor de oxigênio ficava sempre acima de 800 mV (DC)
Veículo: Saveiro 1.6
Componente: Sensor de oxigênio
Causa: A aplicação do cabeçote estava errada
Procedimentos e solução: Testamos o sensor de oxigênio em outro veículo , como de costume.
Ele estava funcionando corretamente, pois era novo e de boa qualidade. Medimos a tensão entre o fio cinza do sensor (terra do sinal) e o negativo da bateria. Obtivemos 45 mVDC, valor admissível.
Verificamos todos os sensores que pudessem contribuir para esse enriquecimento, como o sensor MAP e o ETC, o regulador de pressão e a vazão dos injetores. Tudo estava dentro das especificações. Resolvemos trocar o ECM para testar. Também não surtiu efeito. Suspeitamos da parte mecânica do motor. Fizemos um teste de compressão e de vazamento dos cilindros. Ao verificar a pressão do coletor, notamos instabilidade. Esse comportamento, em geral, está relacionado com as válvulas. Retiramos a tampa de válvulas. Para nossa surpresa, o motor estava equipado com um cabeçote com tuchos mecânicos. Sabíamos que deveria ser um cabeçote com tuchos hidráulicos. Trocamos o cabeçote por outro original e o problema foi resolvido.