19-06-2020, 17:40:01
Sistema: Sistema de injeção Bosch ME 7.5.30
Combustível: Gasolina
Veículo: Saveiro 1.6 Flex
Componente: Chicote elétrico
Problema: O motor falhava em retomadas com carga
Causa: Havia queda de tensão na alimentação do ECM
Procedimentos e solução: Submetemos o veículo ao teste dinamométrico. Ao ser exigido em cargas elevadas ou em acelerações bruscas o motor parecia ser alimentado com excesso de combustível a ponto de desligar. Verificamos o sistema de alimentação de combustível e nada de anormal foi encontrado, mesmo quando o defeito se manifestava. Verificamos todo o sistema de ignição. Também estava correto. Dando continuidade aos testes, verificamos a alimentação do ECM. Ao medi-la, por meio dos bornes 15 e 27, notamos que, no momento da falha, havia uma acentuada queda de tensão. Verificamos o chicote elétrico e chegamos ao Maxi Fusível MF1 O. Ele apresentava os bornes e o soquete oxidados. Eliminamos esse mau contato e trocamos o respectivo fusível. Esse difícil problema foi solucionado.
Combustível: Gasolina
Veículo: Saveiro 1.6 Flex
Componente: Chicote elétrico
Problema: O motor falhava em retomadas com carga
Causa: Havia queda de tensão na alimentação do ECM
Procedimentos e solução: Submetemos o veículo ao teste dinamométrico. Ao ser exigido em cargas elevadas ou em acelerações bruscas o motor parecia ser alimentado com excesso de combustível a ponto de desligar. Verificamos o sistema de alimentação de combustível e nada de anormal foi encontrado, mesmo quando o defeito se manifestava. Verificamos todo o sistema de ignição. Também estava correto. Dando continuidade aos testes, verificamos a alimentação do ECM. Ao medi-la, por meio dos bornes 15 e 27, notamos que, no momento da falha, havia uma acentuada queda de tensão. Verificamos o chicote elétrico e chegamos ao Maxi Fusível MF1 O. Ele apresentava os bornes e o soquete oxidados. Eliminamos esse mau contato e trocamos o respectivo fusível. Esse difícil problema foi solucionado.