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Procedimento para troca da correia dentada
#1
Procedimento para troca da correia dentada
Citroën C3 1.4 16V Peugeot 206 1.4 16V 207 1.4 16V
       
Período de troca: Verificar as condições da correia durante
as revisões periódicas a cada 10.000 Km e efetuar a troca a
cada 70.000 Km.

Ferramenta! específico necessário:
Ferramenta para sincronizar o comando.
Ferramenta para sincronizar o virabrequim.
Torques de aperto (em Nm):
Porca do rolamento tensor 20,0
Parafuso da polia do virabrequim 130,0
Tempos de reparo (em horas):
I C3, 206 ou 207 2,40
Precauções especiais:
Desconectar o cabo massa da bateria.
Não girar o virabrequim ou comando de válvulas com a correia
dentada removida.
Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do
motor.
Não girar o motor através da polia do comando de válvulas.
Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo
a) No comando de válvulas: Alinhamento do furo existente
na polia do comando de válvulas com o furo no cabeçote e inserção
do pino de sincronismo (figs. 02 e 03).
b) No virabrequim: Imobilizar o volante do motor utilizando
a ferramenta específica (pino) (figs. 04 e 05).
Parafusos e suporte do motor.
Parafuso da polia do virabrequim.
Ferramenta de retenção.
Extração, reposição e tensionamento da correia
a) Durante a extração:
Remover inicialmente, a roda dianteira direita, a tampa de proteção direito (usar alicate específico para soltar presilhas),
a correia de acessórios, a polia do virabrequim e o filtro de óleo.
Colocar um macaco para calçar o motor por baixo.
Girar o motor no sentido horário através do parafuso da engrenagem do virabrequim (fig. 06), até coincidir os furos na
polia do comando de válvulas e no volante do motor para aplicação das ferramentas de sincronismo.
Remover as tampas de proteção do sistema de distribuição.
Desmontar o conjunto de suportes inferior e superior do motor lado direito (fig. 07).
Aliviar a porca de travamento do rolamento tensor.
Extrair a correia dentada.
Testar as condições de folga, desgaste ou existência de "pontos duros" no rolamento tensor .
b) Durante a reposição:
Verificar se os pinos de sincronismo (figs. 03 e 05) estão no lugar.
Verificar as setas nas "costas" da correia, elas indicam o sentido de trabalho da mesma (fig. 08).
Aplicar a correia dentada respeitando a seguinte ordem: Polia do virabrequim, fixando-a por meio do clip de retenção
(fig. 09), polia do comando de válvulas, polia da bomba d'água, e finalmente rolamento tensor.
Instalar a ferramenta de sincronismo do virabrequim no volante do motor para verificação do ponto (fig. 05).
Desmontar as todas as ferramentas de sincronismo.
c) Durante o tensionamento:
Inicialmente, aplicar uma sobretensão na correia.
Através de uma chave allen no ponto "a", girar o rolamento tensor (fig 1 0).
Posicionar o ponteiro "b" na posição "c" e esticar a correia até o limite máximo do intervalo indicado (fig 1 O).
Reter o esticador por meio da ferramenta de retenção.
Apertar a porca de travamento do rolamento tensor com 10 Nm.
Girar o virabrequim no sentido de trabalho por 4 voltas.
Nota: Não girar o virabrequim ao contrário do sentido normal de trabalho.
Conferir o sincronismo do sistema de distribuição aplicando novamente as ferramentas (figs. 03 e 05).
Remover as ferramentas e iniciar a afinação da tensão da correia.
Desapertar a porca do rolamento tensor mantendo-o na posição através da chave allen aplicada no ponto "a".
Levar o ponteiro do tensor "b" à posição do entalhe "e" (fig. 11 ).
Nota: Efetuar a afinação da tensão com cuidado, caso o ponteiro ultrapasse o entalhe da posição "e", repetir todo o
processo de tensionamento.
Manter o rolamento tensor nessa posição com o auxílio da chave allen e apertar a porca de travamento do tensor com
20,0 ± 2,0 Nm.
Nota: Durante o aperto dos elementos de fi xação, o rolamento tensor não deverá rodar, caso isso ocorra, repetir toda
a operação de tensionamento.
Montar os componentes removidos para durante a extração da correia na ordem inversa da desmontagem.
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