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Teste de Resistência e Voltagem do Estator da RTR 150 Apache Dafra 2010/11
#1
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Título: Como Testar a Resistência e Voltagem do Estator na APACHE RTR 150 DAFRA (Modelos 2010/2011)

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Olá pessoal, aqui é o Ivan, e hoje vamos aprender como testar a resistência e a voltagem do estator na *Apache RTR 150* da Dafra, especificamente para os modelos 2010 e 2011. Entender como fazer essa medição é essencial para garantir que o sistema de carregamento da moto e a iluminação estejam funcionando corretamente.

Identificando os Fios do Estator

O estator da moto é uma peça vital no sistema elétrico, responsável por gerar a energia que será transformada em eletricidade pelo retificador/regulador para carregar a bateria e alimentar os componentes elétricos.

Na *Apache RTR 150*, o estator tem quatro fios principais:

1. Fio Preto: Aterramento.
2. Fio Amarelo: Conectado ao retificador para a parte de iluminação.
3. Fio Branco com Listra Vermelha: Responsável pela carga da bateria.
4. Fio Azul: Neutro, geralmente ligado à bobina de pulso que vai para o CDI.

Teste de Resistência do Estator

Vamos começar medindo a resistência entre os fios do estator. Para isso, você vai precisar de um multímetro. O multímetro deve estar configurado na escala de resistência (ohmímetro) em 200 ohms, pois estamos buscando valores baixos de resistência.

1. Resistência entre Fio Preto e Fio Amarelo (Iluminação):
  - Conecte a ponta preta do multímetro ao fio preto e a ponta vermelha ao fio amarelo.
  - A resistência deve estar entre 0,1 e 1,1 ohms. Se o valor estiver dentro dessa faixa, o estator está funcionando corretamente para o sistema de iluminação.

2. Resistência entre Fio Preto e Fio Branco com Listra Vermelha (Carga da Bateria):
  - Conecte a ponta preta do multímetro ao fio preto e a ponta vermelha ao fio branco com listra vermelha.
  - A resistência deve estar em torno de 1,3 ohms. Esse valor também está dentro da faixa aceitável, indicando que o sistema de carga está operando adequadamente.

Teste de Voltagem do Estator

Agora vamos medir a voltagem que o estator está gerando. Para isso, configure o multímetro na escala de voltagem alternada (AC) em 200 volts.

1. Voltagem entre Fio Preto e Fio Amarelo:
  - Conecte a ponta preta do multímetro ao fio preto e a ponta vermelha ao fio amarelo.
  - Ligue a moto e acelere até cerca de 5000 RPM. A leitura de voltagem deve estar entre 130 e 140 volts AC. Se o valor estiver correto, o sistema de iluminação está funcionando bem.

2. Voltagem entre Fio Preto e Fio Branco com Listra Vermelha:
  - Conecte a ponta preta do multímetro ao fio preto e a ponta vermelha ao fio branco com listra vermelha.
  - A voltagem deve ser um pouco mais alta, variando entre 180 e 200 volts AC em alta aceleração. Isso confirma que o estator está gerando energia suficiente para carregar a bateria e alimentar outros sistemas elétricos da moto.

Ferramentas Utilizadas:
- Multímetro: Essencial para medir tanto a resistência quanto a voltagem. Certifique-se de que está bem calibrado.
 
Dicas Adicionais:

- Segurança em Primeiro Lugar: Sempre desligue a moto e desconecte a bateria ao trabalhar com o sistema elétrico para evitar choques ou curtos-circuitos.
- Interpretação dos Resultados: Se os valores de resistência ou voltagem estiverem fora dos limites mencionados, pode ser necessário substituir o estator ou investigar outros componentes do sistema elétrico.
- Manutenção Regular: Verifique o estator periodicamente, especialmente se notar problemas com a bateria descarregando rápido ou falhas na iluminação.

Este teste é crucial para manter a saúde elétrica da sua *Apache RTR 150* e garantir que ela funcione sem problemas. Se algo não estiver dentro das especificações, não hesite em consultar um mecânico de confiança ou revisar os componentes envolvidos.

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  • A.R.Motos
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