Aqui está um resumo dos procedimentos apresentados por Aparecido Oliveira sobre a diferença entre pressão absoluta e pressão relativa:
**Passo 1:** Introdução aos conceitos - O mecânico começa explicando os conceitos fundamentais de pressão. Ele menciona que a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 101,32 kPa ou 1,013 bar.
**Passo 2:** Pressão absoluta - Ele explica que a pressão absoluta é referenciada ao vácuo, ou seja, é a pressão medida em relação à ausência total de ar. O exemplo dado é o valor da pressão atmosférica, que é considerado pressão absoluta, pois tem como referência o vácuo.
**Passo 3:** Pressão relativa - O mecânico discute como os manômetros e medidores de pressão que usamos normalmente em veículos medem pressão relativa. Eles têm como referência a pressão atmosférica local. Se a pressão medida for acima da pressão atmosférica, é considerada pressão positiva, e se for abaixo, é considerada pressão negativa.
**Passo 4:** Exemplo prático - O mecânico apresenta um exemplo prático em que um manômetro registra uma pressão relativa de 108 kPa. Ele explica que, para obter a pressão absoluta correspondente, você precisa somar essa pressão relativa à pressão atmosférica local.
Este resumo descreve os passos que Aparecido Oliveira apresentou para entender a diferença entre pressão absoluta e pressão relativa, bem como como converter uma medição de pressão relativa em pressão absoluta. Ele destaca a importância desses conceitos para compreender a leitura de sensores de pressão em veículos, como sensores MAP.
Vídeo 2
Mostrar conteúdo
Explicação
Aqui está um resumo dos procedimentos apresentados por Aparecido Oliveira sobre a construção de um vacuômetro eletrônico para ilustrar a diferença entre pressão absoluta e pressão relativa:
**Passo 1:** Introdução ao vacuômetro eletrônico - O mecânico apresenta um vacuômetro eletrônico que ele construiu usando um sensor de pressão MAP e um circuito eletrônico para converter o sinal do sensor em uma leitura direta de pressão absoluta em milibares.
**Passo 2:** Componentes do circuito - Ele descreve os componentes do circuito, incluindo um regulador de tensão 7805 para alimentação de 5 volts, um potenciômetro de referência, um amplificador operacional e um potenciômetro de saída. Ele explica como esses componentes estão conectados para converter o sinal do sensor em uma leitura de pressão absoluta.
**Passo 3:** Conexão e medição - O mecânico conecta o vacuômetro eletrônico a uma fonte de vácuo e a um multímetro. Ele mostra como a leitura no multímetro representa a pressão absoluta em milibares.
**Passo 4:** Demonstração prática - Ele realiza uma demonstração prática, aplicando vácuo e observando como a leitura no multímetro diminui à medida que a pressão cai, representando a pressão absoluta.
**Passo 5:** Relação entre pressão absoluta e pressão relativa - O mecânico usa os dados obtidos para mostrar como a pressão relativa pode ser calculada a partir da pressão absoluta. Ele realiza cálculos para diferentes valores de vácuo e demonstra como a pressão relativa pode ser derivada da pressão absoluta usando uma fórmula matemática.
Este resumo descreve os passos que Aparecido Oliveira apresentou para construir e usar um vacuômetro eletrônico para ilustrar a diferença entre pressão absoluta e pressão relativa, além de mostrar como calcular a pressão relativa com base na pressão absoluta.
Vídeo 3
Mostrar conteúdo
Explicação do Vídeo 3
Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos apresentados por Aparecido Oliveira ao testar sensores MAP (Sensor de Pressão Absoluta Manifold):
**Passo 1:** Introdução aos sensores MAP - O mecânico apresenta vários sensores MAP de diferentes marcas e explica que, embora eles possam ter quatro pinos, o quarto pino é geralmente de um sensor adicional, com o foco nos três pinos principais do sensor MAP.
**Passo 2:** Escolha de um sensor para teste - O mecânico escolhe um sensor MAP específico para testar e faz anotações dos valores de teste.
**Passo 3:** Identificação dos pinos - Ele identifica os três pinos principais do sensor MAP: positivo, negativo e sinal. O pino de sinal é aquele que será testado para verificar a pressão.
**Passo 4:** Conexões elétricas - O mecânico conecta os fios de alimentação positiva (5 volts) e negativa do sensor MAP para alimentar o sensor.
**Passo 5:** Teste de pressão atmosférica - Ele faz a medição inicial da pressão atmosférica sem aplicar vácuo, obtendo um valor de tensão do sensor.
**Passo 6:** Teste com aplicação de vácuo - Usando uma bomba de vácuo, ele aplica pressão negativa (vácuo) ao sensor MAP e registra as leituras de tensão correspondentes. Ele faz isso em incrementos, começando com -20 cm de mercúrio e indo até -55 cm de mercúrio.
**Passo 7:** Comparação com tabelas - O mecânico compara as leituras de tensão obtidas com os valores de pressão relativa nas tabelas de referência. Ele observa que, embora os valores coincidam com as tabelas em alguns casos, isso pode não ser sempre verdade devido a várias variáveis, como pressão atmosférica local e variações na tensão de alimentação.
**Passo 8:** Discussão das variáveis - Ele destaca que a pressão atmosférica influencia na pressão relativa e que a tensão de alimentação também afeta a leitura do sensor. Ele ressalta a importância de controlar essas variáveis ao realizar testes e sugere que tabelas de valores absolutos de pressão seriam mais precisas.
O resumo descreve os passos do procedimento para testar um sensor MAP e os fatores a serem considerados ao interpretar os resultados do teste.