Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teste de compressão do Motor com Osciloscópio
#1
Video 


O mecânico de carros Aparecido Oliveira explica como usar o osciloscópio para verificar problemas mecânicos no motor de combustão, mesmo quando você não possui uma sonda sensora de vácuo. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos:

**Materiais Necessários**:
- Osciloscópio
- Sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão)
- Veículo com um sensor MAP funcional

**Passos**:

1. **Preparação**:
  - Certifique-se de ter um osciloscópio com pelo menos dois canais.
  - Conecte o osciloscópio ao sensor MAP do veículo. Certifique-se de obter um sinal limpo e livre de interferências, conectando o negativo do sensor e o positivo do sensor ao osciloscópio.

2. **Sincronização de Sinais**:
  - Sincronize o osciloscópio para obter estabilidade no sinal. Pode-se usar o sinal do injetor do cilindro 1 ou outros pontos de referência para sincronização.

3. **Análise de Sinais**:
  - Observe os sinais capturados no osciloscópio. O sensor MAP fornece informações sobre a pressão no coletor de admissão, que varia conforme os cilindros do motor operam.
  - Cada cilindro do motor contribuirá para variações no sinal de pressão no coletor.

4. **Identificação de Problemas**:
  - Analise as variações nos sinais. Quaisquer irregularidades, desvios ou diferenças notáveis entre os cilindros podem indicar problemas mecânicos.
  - Procure por sinais que não correspondam ao comportamento esperado de um cilindro funcionando normalmente. Problemas nas válvulas, anéis de pistão, ou outras partes do motor podem ser identificados com base nessas variações.

5. **Manutenção e Reparos**:
  - Dependendo das variações identificadas nos sinais, você pode planejar a manutenção ou reparo adequado para o motor. Se um cilindro mostrar uma variação significativa em relação aos outros, isso pode indicar um problema específico a ser abordado.

6. **Treinamento e Experiência**:
  - A interpretação precisa dos sinais do osciloscópio e a identificação de problemas exigem treinamento e experiência. Com o tempo, os profissionais podem desenvolver a habilidade de reconhecer problemas mecânicos com base nos sinais observados.

Este método permite que você aproveite o sensor MAP já presente no veículo para diagnosticar problemas mecânicos no motor usando um osciloscópio. A análise dos sinais fornece informações valiosas para identificar problemas específicos e planejar as ações corretivas necessárias.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Motor Frio na Estrada E Rodovia demora A Esquentar? É Ruim Para O Motor? Dica do Mecâ admin 0 575 24-06-2024, 08:52:56
Última Mensagem: admin
Video Osciloscópio PODEROSO TABLET ADS1013 FNIRSI - É Automotivo? admin 0 647 10-03-2024, 20:00:26
Última Mensagem: admin
Video Medição de Corrente com Multímetro e Osciloscópio admin 0 507 22-12-2023, 13:05:05
Última Mensagem: admin
Video Shunt Para Medição de Corrente com Multímetro e Osciloscópio admin 0 1.010 14-12-2023, 12:04:53
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico na Íntegra, COMO SE USA OSCILOSCÓPIO, passo a passo com osciloscópio. admin 0 866 18-08-2022, 22:52:09
Última Mensagem: admin
Video Aula 3 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar. PARTE 2 admin 0 1.328 09-07-2020, 00:43:09
Última Mensagem: admin
Video Aula 01 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar! | Boa Tarde Oficina admin 0 1.142 03-07-2020, 10:10:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)