Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como Fazer Teste Resistência, Voltagem e Corrente do Estator da PCX 150 2014 Honda
#1
Video 


Explicação Detalhada sobre Testes do Estator da PCX 150 2014 da Honda

Olá, aprendizes de mecânica! Sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como realizar testes de resistência, voltagem e corrente no estator da PCX 150 2014 da Honda. Esses testes são cruciais para verificar a saúde elétrica da sua moto e garantir que o sistema de carga está operando corretamente. Vamos lá!

O que é um Estator?

O estator é uma das principais partes do sistema de carregamento de uma motocicleta, responsável por gerar energia elétrica através da indução magnética. Ele trabalha em conjunto com o rotor (ou magneto) e o retificador/regulador para fornecer energia limpa e estável para carregar a bateria e alimentar os sistemas elétricos da moto enquanto ela está em funcionamento.

Ferramentas Necessárias

- Multímetro (capaz de medir ohms, volts AC e continuidade)
- Lâmpada de teste (para teste de corrente)

Teste de Resistência

1. Desconecte o Estator: Localize o conector do estator, que geralmente está próximo ao retificador. Pressione a presilha e puxe para baixo para desconectar.

2. Configuração do Multímetro:
  - Ajuste o multímetro para medir resistência (ohms) na escala de 200 ohms.
 
3. Medição:
  - Conecte as pontas de prova do multímetro aos fios do estator. Para a PCX 150, você vai medir entre os fios combinados: vermelho com azul, vermelho com branco, e vermelho com amarelo.
  - A resistência esperada é entre 0,1 a 1,1 ohms para cada combinação de fios. Valores dentro desta faixa indicam um estator saudável.

Teste de Continuidade

1. Configuração do Multímetro:
  - Ajuste para a escala de continuidade, que geralmente tem um ícone de diodo.

2. Teste de Curto-circuito:
  - Teste cada um dos fios do estator em relação ao terra (chassi da moto). Não deve haver continuidade (o multímetro não deve emitir um som de beep). Se houver continuidade, isso indica um curto-circuito, e o estator pode estar defeituoso.

Teste de Voltagem

1. Reconecte o Estator e Inicie a Moto:
  - Ligue a motocicleta com a chave de ignição e deixe-a em marcha lenta (entre 1.200 a 1.500 RPM).

2. Medição de Voltagem:
  - Ajuste o multímetro para medir volts AC na escala de 200 volts.
  - Meça a voltagem entre os mesmos conjuntos de fios usados no teste de resistência. A voltagem deve estar entre 9 a 12 volts em marcha lenta para cada fase testada.

3. Teste em Alta Rotação:
  - Acelere a moto e observe as voltagens, que deveriam aumentar para algo entre 55 a 60 volts entre cada fase, indicando que o estator está respondendo corretamente às mudanças de RPM.

Teste de Corrente com Lâmpada de Teste

1. Configuração:
  - Conecte o aterramento da lâmpada a um dos fios do estator e o positivo da lâmpada ao outro fio. Repita isso para cada combinação de fios enquanto a moto está em marcha lenta.

2. Observação:
  - A lâmpada deve acender fortemente para cada fase testada. Se a lâmpada não acender, isso pode indicar um problema no estator ou na conexão de terra.

Conclusões do Teste

- Estator Saudável: Resistência dentro da faixa especificada, sem continuidade com o terra, voltagem e corrente adequadas conforme os testes descritos.
- Estator com Problemas: Qualquer desvio dos resultados esperados (resistência fora da faixa, continuidade com o terra, voltagem baixa ou lâmpada de teste não acende)

sugere um problema que precisa de atenção.

Dicas Finais

- Precisão: Sempre verifique as conexões dos fios e as configurações do multímetro para garantir leituras precisas.
- Cuidado: Trabalhe em um ambiente seguro, especialmente ao lidar com partes elétricas para evitar choques ou danos à moto.

Espero que estas explicações ajudem vocês a realizar testes eficientes no estator de suas motocicletas, garantindo que tudo está operando perfeitamente. Lembrem-se, o manual do proprietário e as especificações do fabricante são sempre suas melhores referências. Boa sorte e bons estudos, futuros mecânicos!

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Como Trocar Boia combustível da Pcx 150 2014 admin 0 66 18-11-2024, 12:04:48
Última Mensagem: admin
Video Como Retirar Carenagem da Pcx 150 2014 admin 0 91 17-11-2024, 17:21:56
Última Mensagem: admin
Video Teste do Ponto de Ignição e Avanço da Honda CB 450 1986 admin 0 74 16-11-2024, 20:44:48
Última Mensagem: admin
Video Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem admin 0 92 13-11-2024, 17:57:28
Última Mensagem: admin
Video Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 admin 0 216 29-10-2024, 19:11:30
Última Mensagem: admin
Video Como Realizar a Reparação do Estator da Honda CB 300 e XRE 300 admin 0 214 28-10-2024, 16:07:39
Última Mensagem: admin
Video Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show admin 0 206 26-10-2024, 13:36:54
Última Mensagem: admin
Video Como Funciona - O Sistema “Idling Stop” da Pcx 150 2014. admin 0 222 15-10-2024, 22:46:02
Última Mensagem: admin
Video Como Resolver Problemas de Carga na Honda CG 150 2004-2008 Substituindo Estator e Mag admin 0 212 13-10-2024, 18:23:47
Última Mensagem: admin
Video Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. admin 0 210 13-10-2024, 17:56:01
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)