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Análise Completa da Suzuki GSX-R750 K5 (2006)
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Análise Completa da Suzuki GSX-R750 K5 (2006)

A Suzuki GSX-R750 K5 (2006) é uma moto superesportiva reconhecida pela sua performance, história de competição e confiabilidade mecânica. A seguir, apresento uma análise detalhada sobre este modelo, destacando os pontos fortes e fracos, ficha técnica, desempenho, consumo, estimativa de autonomia, preço, painel, manutenção, e se a moto é adequada para viagens ou uso urbano.

Ficha Técnica da Suzuki GSX-R750 K5 (2006)
- Motor: Quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas.
- Cilindrada: 749 cc.
- Potência Máxima: 148 cv a 12.800 rpm.
- Torque Máximo: 7,9 kgf.m a 10.800 rpm.
- Transmissão: Manual de 6 marchas.
- Refrigeração: Líquida.
- Capacidade do Tanque de Combustível: 17 litros (incluindo 4 litros de reserva).
- Peso: 185 kg (em ordem de marcha).
- Suspensão Dianteira: Invertida Kayaba de 43 mm, totalmente ajustável (pré-carga, compressão e retorno).
- Suspensão Traseira: Monoamortecedor Kayaba com reservatório de expansão, totalmente ajustável.
- Freios: Dianteiro com duplo disco de 300 mm, traseiro com disco de 220 mm; pinças Tokico radiais na dianteira.
- Rodas: Liga leve, 17 polegadas na dianteira e traseira, pneus sem câmara (120 mm de largura na dianteira e 180 mm na traseira).
- Tecnologia: Injeção eletrônica, sistema Suzuki Ram Air Direct (SRAD), amortecedor de direção.
- Altura do Assento: 825 mm.
- Distância do Solo: 130 mm.
- Iluminação: Farol de halogênio, lanterna traseira em LED.

Desempenho e Consumo
- Velocidade Máxima: 299 km/h (limitada eletronicamente).
- Velocidade de Cruzeiro Ideal: 120-160 km/h para uma combinação de performance e controle.
- Consumo de Combustível: Entre 10 km/l e 16 km/l, dependendo do estilo de pilotagem.
- Autonomia Estimada: Com base em um consumo médio de 13 km/l, a autonomia pode chegar a aproximadamente 220 km antes de necessitar reabastecimento.

Preço
- Valor de Tabela FIP: Aproximadamente R$ 27.950 para um modelo seminovo.
- Custo de Seguro: A partir de R$ 1.300, variando conforme o perfil do condutor e localidade.

Pontos Fortes
1. Desempenho Poderoso: Com 148 cv e um motor de quatro cilindros em linha, a GSX-R750 K5 oferece uma potência impressionante e respostas rápidas, sendo capaz de alcançar velocidades extremamente altas.
2. Ciclística e Estabilidade: A moto é equipada com suspensões Kayaba totalmente ajustáveis e freios radiais Tokico, que garantem estabilidade e controle em altas velocidades, além de excelente capacidade de frenagem.
3. Histórico e Tradição: O modelo GSX-R750 é uma lenda no mundo das superesportivas, com uma longa história de desenvolvimento e sucesso nas pistas, o que agrega valor e confiabilidade ao modelo.
4. Peso Reduzido: Considerando a potência e a categoria, a GSX-R750 é relativamente leve (185 kg), o que contribui para sua manobrabilidade e agilidade.
5. Tecnologia de Admissão de Ar (SRAD): O sistema Suzuki Ram Air Direct (SRAD) melhora a performance em altas velocidades, aumentando a potência ao direcionar o fluxo de ar para o motor.
6. Personalização e Acessórios: Este modelo específico já está equipado com vários acessórios de performance, como escapamento esportivo full da marca Arashi, filtro de ar K&N, sliders e setas em LED, proporcionando um visual ainda mais esportivo e um ronco potente.

Pontos Fracos
1. Alto Consumo de Combustível: Como é de se esperar de uma superesportiva, o consumo é elevado, especialmente em pilotagens mais agressivas, o que pode limitar sua praticidade no dia a dia.
2. Peças de Reposição Caras: Peças de reposição para motos Suzuki costumam ter um custo elevado, o que pode impactar o custo de manutenção e reparos.
3. Painel de Instrumentos Simples: Embora tenha um painel misto (analógico e digital), ele não possui marcador de combustível. Isso significa que, ao acender a luz de reserva, o piloto deve imediatamente procurar um posto de gasolina.
4. Ergonomia de Esportiva: A posição de pilotagem é agressiva, com semiguidões baixos e pedaleiras recuadas e altas, o que não é ideal para longos trajetos urbanos ou para quem busca conforto em viagens.
5. Ausência de ABS: Diferente de muitos modelos modernos, a GSX-R750 K5 não possui sistema de freios ABS, o que poderia melhorar significativamente a segurança em situações de frenagem de emergência.

Detalhes do Painel
- Painel Misto: O painel combina um tacômetro analógico com um display digital LCD. O tacômetro (conta-giros) é iluminado e tem um display digital que fornece informações como velocidade, odômetros (total e trip), temperatura do motor e relógio.
- Shift Light: Indica o momento ideal para troca de marchas, ajudando a maximizar a performance em pilotagens esportivas.
- Ausência de Marcador de Combustível: Um ponto negativo importante, exigindo atenção redobrada do piloto para o nível de combustível.

Manutenção
- Intervalos de Revisão: Recomendados a cada 5.000 km ou conforme o manual do proprietário.
- Custo de Manutenção: Relativamente alto, devido ao preço das peças e à necessidade de serviços especializados para manutenção de componentes de alto desempenho.
- Durabilidade do Motor: Motores Suzuki são conhecidos por sua durabilidade e resistência, desde que recebam manutenção regular e adequada.

Uso Recomendado: Pista e Estradas, Não Ideal para Uso Urbano
A Suzuki GSX-R750 K5 é essencialmente uma moto de pista adaptada para uso nas ruas. Com isso, ela é mais adequada para pilotos que desejam explorar seu desempenho em estradas abertas ou mesmo em track days. A posição de pilotagem agressiva e o alto consumo de combustível tornam-na menos prática para o uso urbano cotidiano.

Conclusão
A Suzuki GSX-R750 K5 (2006) é uma superesportiva clássica que continua a impressionar entusiastas de motos com sua combinação de potência bruta, estilo agressivo e desempenho dinâmico. Para quem procura uma moto de alta performance com uma herança de competição, a GSX-R750 é uma excelente opção. No entanto, os altos custos de manutenção, o consumo elevado de combustível e a falta de algumas conveniências modernas, como o ABS e o marcador de combustível, devem ser considerados. Esta moto é ideal para pilotos que buscam emoção e não se importam em sacrificar um pouco de conforto e praticidade.

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