12-12-2024, 20:43:03
Dica 14 - Diagnóstico Correto de Peças Danificadas - Ivan Motos Show
Hoje, a dica Ivan Motos é sobre a importância de sempre realizar o diagnóstico correto durante as manutenções na motocicleta, seja em revisões ou ao procurar defeitos. É fundamental ter os parâmetros adequados e conhecer o funcionamento das peças para executar os testes e diagnósticos de forma correta.
Passo 1: Verificação Visual das Polias
Aqui temos as polias movidas da Honda PCX 150 2014. Ao analisar visualmente, já podemos observar que as polias estão danificadas. Compare as polias velhas com as polias novas e originais, e veja a diferença.
- Coloque a polia velha em uma base reta e faça uma verificação de um ponto ao outro.
- Observe a folga que existe. Você verá uma cavidade na peça danificada.
- Agora, ao comparar com a polia nova, a diferença é clara. A polia nova está perfeita e não possui as mesmas cavidades e desgastes.
Passo 2: Diagnóstico e Substituição
Esse tipo de verificação é um detalhe simples, mas fundamental para diagnosticar peças danificadas. Mesmo que a peça ainda esteja funcionando, isso não significa que ela está em boas condições.
- Peças desgastadas, como essa polia, podem acabar danificando outras peças, como a correia de tração, se não forem substituídas a tempo.
Passo 3: Importância dos Parâmetros de Teste
Seja uma peça elétrica ou mecânica, conhecendo os parâmetros corretos de teste, você poderá identificar se a peça está com defeito ou não. Sempre troque peças que apresentem desgaste e avise ao seu cliente sobre a necessidade da substituição para evitar maiores danos no futuro.
Ivan Motos Show - Sempre com dicas para você manter sua moto em perfeitas condições!
Administrador