25-05-2020, 16:10:03
Outros detalhes:
• Com o veículo em movimento e o ar condicionado ligado a luz de defeito da injeção acende por breves instantes apagando-se a seguir.
• O A/C funciona com baixo rendimento e ao ligá-lo a marcha lenta fica acelerada ou com pequenas oscilações por curto período de tempo.
• Há o código de falha 87 (tensão baixa no circuito do relé de corte do A/C) gravado na memória e a leitura no scanner do parâmetro “Relé de corte do A/C” indica permanentemente o estado “ATIVO” mesmo com o A/C desligado.
Causa:
• Alta resistência de contato (na prensagem do fio com o terminal fêmea) no porta-fusível posição 38 da central elétrica o que prejudica o funcionamento normal da embreagem do compressor do A/C.
• Eliminado o mau contato o A/C funcionou normalmente, mas ao se trafegar com o veículo a luz de defeito da injeção voltou à acender gravando o código de falha 87 e mais uma vez o A/C parou de funcionar. Constatou-se então a queima do fusível da posição 38, fato que não ocorria anteriormente. Substituído o fusível, o sistema voltou à normalidade. Novamente ao se trafegar com o veículo, o defeito retornou. A causa da queima repetida do fusível da posição 38 era um curto-circuito ocasional (fio solto) na tomada elétrica do engate para reboque que acontecia durante o deslocamento do veículo e uso do pedal de freio. Vale frisar, que o circuito das luzes de freio estava protegido pelo referido fusível, o que explica a queima deste na frenagem do veículo. Durante a ocorrência do curto-circuito, a alta resistência de contato que havia no terminal do porta-fusível provocava grande queda de tensão no circuito protegido limitando a corrente drenada para massa, o que explica porque anteriormente à eliminação do mau contato não ocorria a queima deste fusível.
• Com o veículo em movimento e o ar condicionado ligado a luz de defeito da injeção acende por breves instantes apagando-se a seguir.
• O A/C funciona com baixo rendimento e ao ligá-lo a marcha lenta fica acelerada ou com pequenas oscilações por curto período de tempo.
• Há o código de falha 87 (tensão baixa no circuito do relé de corte do A/C) gravado na memória e a leitura no scanner do parâmetro “Relé de corte do A/C” indica permanentemente o estado “ATIVO” mesmo com o A/C desligado.
Causa:
• Alta resistência de contato (na prensagem do fio com o terminal fêmea) no porta-fusível posição 38 da central elétrica o que prejudica o funcionamento normal da embreagem do compressor do A/C.
• Eliminado o mau contato o A/C funcionou normalmente, mas ao se trafegar com o veículo a luz de defeito da injeção voltou à acender gravando o código de falha 87 e mais uma vez o A/C parou de funcionar. Constatou-se então a queima do fusível da posição 38, fato que não ocorria anteriormente. Substituído o fusível, o sistema voltou à normalidade. Novamente ao se trafegar com o veículo, o defeito retornou. A causa da queima repetida do fusível da posição 38 era um curto-circuito ocasional (fio solto) na tomada elétrica do engate para reboque que acontecia durante o deslocamento do veículo e uso do pedal de freio. Vale frisar, que o circuito das luzes de freio estava protegido pelo referido fusível, o que explica a queima deste na frenagem do veículo. Durante a ocorrência do curto-circuito, a alta resistência de contato que havia no terminal do porta-fusível provocava grande queda de tensão no circuito protegido limitando a corrente drenada para massa, o que explica porque anteriormente à eliminação do mau contato não ocorria a queima deste fusível.