02-06-2020, 14:41:20
Marca: Citroen
Sistema: Injeção
Modelo: Xsara Picasso
Fabricante: Magneti Marelli
Motor: 2.0 16V
Versão: IAW 6LP
Ano: 2004
Problema: Luz da injeção acesa no painel.
Retorno do Scanner: P0170 - Falha no ajuste da relação ar/combustível.
Histórico/Causa do Problema:
O sistema de ignição estava em perfeitas condições.
O sinal da sonda lambda se encontrava sempre próximo de 0,9V.
Examinamos todo o chicote da sonda e aterramentos do sistema de injeção. Ao resetar a memória de falhas, a luz apagava-se por um período e novamente acendia-se depois que o motor aquecia.
Trocamos a sonda lambda e o defeito persistiu.
Como havia indícios de uma mistura excessivamente rica, checamos pressão da linha de combustível e o valor encontrado foi 3,5bar, ou seja, exatamente conforme o especificado pelo fabricante. Chegamos a isolar o sistema de controle de emissões (canister). Verificamos se a aplicação dos bicos injetores e o tempo de injeção estavam corretos. Apenas afim de analisar o comportamento da sonda lambda, estrangulamos a tubulação de envio de combustível, reduzindo a vazão para os bicos injetores e notamos que a sonda passou a trabalhar normalmente e em seguida a luz da injeção se apagou. Removemos o conjunto bomba de combustível/regulador de pressão do tanque e substituímos o regulador de pressão com calibragem original de 3,5bar pelo do corsa de 3,0 bar, a partir daí a luz da injeção apagou-se e o defeito não mais apareceu, até a marcha-lenta do carro estabilizou-se inexplicavelmente o motor estava trabalhando melhor e sem nenhum tipo de falhas com 3,0bar de pressão na linha de combustível.
Solução: Substituição do regulador de pressão original de 3,5 bar pelo do corsa de 3,0 bar.
Sistema: Injeção
Modelo: Xsara Picasso
Fabricante: Magneti Marelli
Motor: 2.0 16V
Versão: IAW 6LP
Ano: 2004
Problema: Luz da injeção acesa no painel.
Retorno do Scanner: P0170 - Falha no ajuste da relação ar/combustível.
Histórico/Causa do Problema:
O sistema de ignição estava em perfeitas condições.
O sinal da sonda lambda se encontrava sempre próximo de 0,9V.
Examinamos todo o chicote da sonda e aterramentos do sistema de injeção. Ao resetar a memória de falhas, a luz apagava-se por um período e novamente acendia-se depois que o motor aquecia.
Trocamos a sonda lambda e o defeito persistiu.
Como havia indícios de uma mistura excessivamente rica, checamos pressão da linha de combustível e o valor encontrado foi 3,5bar, ou seja, exatamente conforme o especificado pelo fabricante. Chegamos a isolar o sistema de controle de emissões (canister). Verificamos se a aplicação dos bicos injetores e o tempo de injeção estavam corretos. Apenas afim de analisar o comportamento da sonda lambda, estrangulamos a tubulação de envio de combustível, reduzindo a vazão para os bicos injetores e notamos que a sonda passou a trabalhar normalmente e em seguida a luz da injeção se apagou. Removemos o conjunto bomba de combustível/regulador de pressão do tanque e substituímos o regulador de pressão com calibragem original de 3,5bar pelo do corsa de 3,0 bar, a partir daí a luz da injeção apagou-se e o defeito não mais apareceu, até a marcha-lenta do carro estabilizou-se inexplicavelmente o motor estava trabalhando melhor e sem nenhum tipo de falhas com 3,0bar de pressão na linha de combustível.
Solução: Substituição do regulador de pressão original de 3,5 bar pelo do corsa de 3,0 bar.