09-06-2020, 12:49:39
Marca: Ford
Sistema: Injeção
Modelo: Ka
Fabricante: FIC
Motor: 1.0
Versão: EEC-V
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Eletro-ventilador do sistema de arrefecimento não funciona.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Ao desconectarmos o sensor de temperatura com o motor ligado o eletroventilador do sistema de arrefecimento disparava, constatamos assim que o chicote elétrico e relés estavam em ordem.
Trocamos o sensor de temperatura da água, limpamos e sangramos o sistema de arrefecimento e o defeito persistiu, chegamos a suspeitar do cabeçote.
No scanner a indicação de temperatura era normal, mesmo assim o motor fervia, pois o eletroventilador não era ligado, visto que para o módulo de injeção a temperatura do motor estava normal.
Removemos o conector do sensor de temperatura (localizado no coletor de admissão na parte posterior, lado do passageiro) para uma análise mais detalhada e percebemos uma oxidação em seus contatos, fizemos uma limpeza e o defeito foi sanado.
A resistência elétrica alterada pelo mal contato gerava uma informação de temperatura errada para a central de injeção, que por sua vez não acionava o eletroventilador e o motor “fervia”.
Solução:
Limpeza nos terminais do conector do sensor de temperatura da água.
Sistema: Injeção
Modelo: Ka
Fabricante: FIC
Motor: 1.0
Versão: EEC-V
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Eletro-ventilador do sistema de arrefecimento não funciona.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Ao desconectarmos o sensor de temperatura com o motor ligado o eletroventilador do sistema de arrefecimento disparava, constatamos assim que o chicote elétrico e relés estavam em ordem.
Trocamos o sensor de temperatura da água, limpamos e sangramos o sistema de arrefecimento e o defeito persistiu, chegamos a suspeitar do cabeçote.
No scanner a indicação de temperatura era normal, mesmo assim o motor fervia, pois o eletroventilador não era ligado, visto que para o módulo de injeção a temperatura do motor estava normal.
Removemos o conector do sensor de temperatura (localizado no coletor de admissão na parte posterior, lado do passageiro) para uma análise mais detalhada e percebemos uma oxidação em seus contatos, fizemos uma limpeza e o defeito foi sanado.
A resistência elétrica alterada pelo mal contato gerava uma informação de temperatura errada para a central de injeção, que por sua vez não acionava o eletroventilador e o motor “fervia”.
Solução:
Limpeza nos terminais do conector do sensor de temperatura da água.