09-06-2020, 15:26:56
Sistema: Injeção eletrônica EEC-VI
Veículo: Ecosport
Combustível: Gasolina / álcool
Componente: Fiação elétrica
Problema: A marcha lenta estava irregular e o velocímetro, às vezes, parava de funcionar
Causa: Havia falta de aterramento entre o negativo da bateria e o bloco do motor
Procedimentos e solução: O cabo negativo da bateria estava bem apertado, porém, ao medirmos a tensão entre o pólo negativo da bateria e o bloco do motor, durante a partida com carga, notamos que o valor da tensão estava acima de 600 mv(DC). Sabemos que o valor máximo de tensão nesse tipo de teste não deve ultrapassar 200 mv(DC).Retiramos o cabo de aterramento e efetuamos uma solda branca nos respectivos terminais. Também limpamos toda a área em volta do parafuso de fixação do terminal ao bloco do motor. O veiculo voltou a funcionar corretamente.
Veículo: Ecosport
Combustível: Gasolina / álcool
Componente: Fiação elétrica
Problema: A marcha lenta estava irregular e o velocímetro, às vezes, parava de funcionar
Causa: Havia falta de aterramento entre o negativo da bateria e o bloco do motor
Procedimentos e solução: O cabo negativo da bateria estava bem apertado, porém, ao medirmos a tensão entre o pólo negativo da bateria e o bloco do motor, durante a partida com carga, notamos que o valor da tensão estava acima de 600 mv(DC). Sabemos que o valor máximo de tensão nesse tipo de teste não deve ultrapassar 200 mv(DC).Retiramos o cabo de aterramento e efetuamos uma solda branca nos respectivos terminais. Também limpamos toda a área em volta do parafuso de fixação do terminal ao bloco do motor. O veiculo voltou a funcionar corretamente.