15-06-2020, 13:34:05
Marca: Kia
Sistema: Injeção/Transmissão
Modelo: Sportage
Fabricante: Kia
Ano: 2000
Versão: Kia Iso-1
Combustível: Gasolina
Problema: Câmbio não efetua mudança de marchas (Transmissão Automática).
Retorno do Scanner: Falha no sensor de posição da borboleta.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorreu após o reparo do motor.
O motor funcionava normalmente mas a transmissão não cambiava as marchas.
O scanner indicava falha no sensor de posição da borboleta. Trocamos o componente e o defeito persistiu.
Ao testar continuidade do chicote com o auxílio do diagrama elétrico constatamos que as ligações do conector do sensor de posição da borboleta correspondiam na verdade ao do corretor de marcha-lenta.
Os conectores estavam invertidos, pois possuem encaixe iguais e estão muito próximos um do outro.
Invertemos novamente a ligação entre o conector do sensor de posição da borboleta e o corretor de marcha-lenta e o câmbio voltou a operar normalmente.
Solução:
Corrigir a inversão dos conectores do sensor de posição da borboleta e corretor de marcha-lenta.
Sistema: Injeção/Transmissão
Modelo: Sportage
Fabricante: Kia
Ano: 2000
Versão: Kia Iso-1
Combustível: Gasolina
Problema: Câmbio não efetua mudança de marchas (Transmissão Automática).
Retorno do Scanner: Falha no sensor de posição da borboleta.
Histórico/Causa do Problema:
O defeito ocorreu após o reparo do motor.
O motor funcionava normalmente mas a transmissão não cambiava as marchas.
O scanner indicava falha no sensor de posição da borboleta. Trocamos o componente e o defeito persistiu.
Ao testar continuidade do chicote com o auxílio do diagrama elétrico constatamos que as ligações do conector do sensor de posição da borboleta correspondiam na verdade ao do corretor de marcha-lenta.
Os conectores estavam invertidos, pois possuem encaixe iguais e estão muito próximos um do outro.
Invertemos novamente a ligação entre o conector do sensor de posição da borboleta e o corretor de marcha-lenta e o câmbio voltou a operar normalmente.
Solução:
Corrigir a inversão dos conectores do sensor de posição da borboleta e corretor de marcha-lenta.