Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GOL 1.0 CFI – SISTEMA EEC-IV – SEM ACELERAÇÃO RÁPIDA
#1
Livro - PDF 
Solucionando o Problema de Falta de Aceleração Rápida no VW Gol 1.0 CFI com Sistema EEC-IV

Em veículos como o VW Gol 1.0 CFI com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV, a falta de resposta na aceleração rápida pode ser causada por problemas aparentemente simples, mas que afetam o desempenho do motor. Neste caso, o problema foi identificado como oxidação nos terminais do conector de ajuste do ponto (shorting plug).



Problema: Falta de Aceleração Rápida

Quando o veículo não apresenta aceleração rápida, mas não há códigos de falhas registrados na memória da Unidade de Controle Eletrônico (UCE), é fundamental verificar componentes e conexões que possam afetar a resposta do motor.

Observações Importantes:
  • Não há códigos de falhas armazenados na UCE, indicando que nenhum componente eletrônico principal falhou.
  • O problema de aceleração lenta pode ser intermitente ou piorar com o tempo, dependendo da gravidade da oxidação.



Causa Identificada: Oxidação nos Terminais do Conector de Ajuste do Ponto (Shorting Plug)

A causa do problema foi identificada como oxidação nos terminais do conector de ajuste do ponto, também conhecido como "shorting plug". Este conector é responsável por permitir o ajuste do ponto de ignição. Quando seus terminais estão oxidados, a conexão elétrica pode ser comprometida, afetando o ajuste correto da ignição e, consequentemente, a resposta da aceleração.

Como a Oxidação dos Terminais do Conector Afeta a Aceleração?
- A oxidação aumenta a resistência nos terminais, o que pode causar leituras incorretas ou sinais inconsistentes para a UCE.
- Isso pode impedir o ajuste correto do ponto de ignição, resultando em uma resposta mais lenta ou irregular do motor ao acelerar.



Solução: Limpeza e Desoxidação dos Terminais do Conector de Ajuste do Ponto

A solução envolve a limpeza e desoxidação dos terminais do conector de ajuste do ponto para garantir uma conexão elétrica sólida e confiável.

Passos para Limpeza e Desoxidação dos Terminais do Conector de Ajuste do Ponto:
  • Desconectar a Bateria: Para evitar curtos-circuitos ou choque elétrico, desconecte o cabo negativo da bateria antes de iniciar o trabalho.
  • Localizar o Conector de Ajuste do Ponto (Shorting Plug): Encontre o conector de ajuste do ponto, geralmente localizado próximo ao distribuidor ou ao módulo de ignição.
  • Remover o Conector e Inspecionar os Terminais: Desconecte o plugue e examine os terminais em busca de sinais de oxidação, corrosão ou acúmulo de sujeira.
  • Limpar os Terminais com Lixa Fina ou Escova de Aço: Use uma lixa fina ou uma escova de aço para remover a oxidação dos terminais, certificando-se de limpar todas as superfícies de contato.
  • Aplicar Spray de Limpeza de Contato Elétrico: Após a limpeza mecânica, aplique um spray de limpeza de contatos elétricos para remover resíduos e evitar futura oxidação.
  • Reconectar o Conector de Ajuste do Ponto: Após a limpeza e secagem, reconecte o plugue no local correto.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria e ligue o motor. Teste a aceleração rápida para verificar se o problema foi resolvido.



Comentário Adicional:

Este caso demonstra a importância de verificar conexões e terminais elétricos ao diagnosticar problemas de desempenho do motor, especialmente em sistemas de injeção eletrônica mais antigos. A oxidação pode ser um problema simples, mas que afeta significativamente a performance.

Ao diagnosticar problemas de desempenho, sempre verifique as conexões elétricas para garantir que não haja resistência adicional ou falhas de conexão que possam afetar a operação normal do motor.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para resolver problemas de falta de aceleração rápida em veículos como o VW Gol 1.0 CFI com sistema EEC-IV, assegurando um desempenho confiável e eficiente do motor.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Kombi 1.4 Flex - O motor estava perdendo a aceleração Sr.Big 0 1.946 19-06-2020, 16:59:44
Última Mensagem: Sr.Big
  Parati 1.8 - O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração Sr.Big 0 1.349 19-06-2020, 16:58:33
Última Mensagem: Sr.Big
  Santana (Bosch LE) – Motor amarra na aceleração rápida Sr.Big 0 1.610 19-06-2020, 14:55:50
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol 1.0 8V - Motor perde o controle da aceleração e não aceita ajuste básico. Sr.Big 0 8.289 18-06-2020, 13:44:56
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol 1.0 - Motor prendendo aceleração. Sr.Big 0 1.059 18-06-2020, 13:44:13
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Fox 1.6 - Perdendo controle da aceleração. Sr.Big 0 1.440 16-06-2020, 16:10:58
Última Mensagem: Sr.Big
  VW - Gol GTI 2.0 - Motor cortando aceleração entre 4500 e 5000 RPM. Sr.Big 0 979 16-06-2020, 15:36:57
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Golf 1.8 - Prendendo aceleração (dash pot longo). Sr.Big 0 995 16-06-2020, 15:33:06
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol Power 1.0 16 V - Perdendo o controle da aceleração. Sr.Big 0 1.411 16-06-2020, 15:31:28
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol 1.0 8V/16V - Luz do EPC acende e o veículo fica sem aceleração. Sr.Big 0 1.068 16-06-2020, 15:21:31
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)