30-10-2023, 18:12:37
Resumo dos procedimentos realizados pelo mecânico de motos Ivan para solucionar o problema na Honda Biz 110i 2019:
1. Identificação do problema: O cliente relatou que a moto estava sem corrente elétrica, e Ivan verificou que o cabo de vela estava desconectado e que a moto não gerava corrente elétrica ao ligar a chave de ignição e dar partida.
2. Verificação de códigos de falha: Ivan verificou que a moto não estava apresentando códigos de falha.
3. Análise do sistema de ignição: Ivan decidiu desmontar as carenagens da moto para analisar o sistema de ignição.
4. Identificação de conexões soltas: Durante a desmontagem das carenagens, Ivan observou que algumas conexões estavam desconectadas, indicando que alguém havia tentado fazer reparos anteriormente.
5. Teste de resistência no sensor CKP: Ivan desconectou o sensor CKP (bobina de pulso) e realizou um teste de resistência, mas não obteve leitura, o que indicava um possível problema na bobina de pulso ou nos fios de ligação.
6. Verificação do sinal da bobina de pulso: Ivan utilizou uma ferramenta de diagnóstico para verificar se a bobina de pulso estava funcionando corretamente. Ao simular o sinal, ele observou que a centelha elétrica estava sendo gerada corretamente.
7. Confirmação do defeito na bobina de pulso: Com base no teste com a ferramenta de diagnóstico, Ivan concluiu que o defeito estava na bobina de pulso (CKP) da moto.
8. Substituição da bobina de pulso: Ivan substituiu a bobina de pulso defeituosa por uma nova.
9. Revisão e reconexão de componentes: Ivan revisou todas as conexões e reconectou os cabos de vela, assegurando que tudo estivesse em ordem.
10. Teste de funcionamento: Com a substituição da bobina de pulso, Ivan ligou a chave de ignição, deu partida na moto, e ela voltou a funcionar normalmente, com a geração de corrente elétrica adequada.
11. Conclusão: O problema na Honda Biz 110i 2019 foi solucionado com a substituição da bobina de pulso defeituosa. Ivan enfatizou a importância de estudar os manuais de serviço e analisar todo o sistema de ignição para identificar e resolver problemas de forma eficaz.
Em resumo, Ivan diagnosticou e corrigiu o problema na moto, que estava relacionado à bobina de pulso (CKP) defeituosa. Com a substituição dessa peça e a revisão das conexões, a moto voltou a funcionar normalmente.
Administrador