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CG Titan 160 2019 - Solução para Pisca Dianteiro Direito Defeituoso
#1
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CG Titan 160 2019 - Solução para Pisca Dianteiro Direito Defeituoso


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver um problema na Honda CG Titan 160, ano 2019, onde o pisca dianteiro direito não está funcionando. Vou explicar passo a passo como diagnosticar o problema e como solucioná-lo.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

Ao acionar o pisca, o traseiro direito funciona, mas o pisca dianteiro direito não. Quando ocorre esse sintoma, as possíveis causas incluem:

- Lâmpada do pisca queimada
- Fio de alimentação positiva ou negativa rompido ao longo do chicote. 
- Mau contato no interruptor do pisca
- Falha no interruptor de comando do pisca

Vamos realizar uma série de testes para identificar a causa exata do problema.



2. Teste da Lâmpada do Pisca

Primeiro, vamos verificar se o problema é a lâmpada do pisca:

1. Remova a lâmpada do pisca dianteiro direito: Desconecte a lâmpada e prepare uma bateria separada para o teste. 
2. Teste a lâmpada: 
  - Conecte o fio negativo da lâmpada ao borne negativo da bateria
  - Toque a parte inferior da lâmpada no borne positivo da bateria
  - Se a lâmpada acender, ela está boa. 

Resultado do teste: A lâmpada acendeu, indicando que está funcionando corretamente.



3. Verificando a Alimentação Positiva e Negativa do Pisca

Após confirmar que a lâmpada está boa, vamos testar a alimentação do pisca:

1. Identifique o conector do pisca direito: O fio azul é o positivo do pisca direito. 
2. Configuração do Multímetro: Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC (corrente contínua). 
3. Verifique a Alimentação Positiva: 
  - Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no fio verde (aterramento). 
  - Coloque a ponta de prova positiva no fio azul (alimentação positiva do pisca). 
  - Acione o pisca para a direita. Se a tensão oscilar, a alimentação está correta. 

Resultado do teste: Não houve oscilação de tensão no fio azul, indicando que não há alimentação positiva chegando ao conector.

4. Teste de Continuidade do Aterramento: 
  - Coloque o multímetro na escala de continuidade
  - Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no fio verde
  - O multímetro deve apitar, indicando que o aterramento está correto. 

Resultado do Teste de Alimentação

A continuidade do aterramento está correta, mas não há alimentação positiva chegando ao pisca dianteiro direito pelo fio azul. Vamos verificar o próximo ponto de conexão para identificar onde a alimentação está interrompida.



4. Verificando o Interruptor do Pisca

O próximo passo é verificar o interruptor do pisca:

1. Identifique o Conector do Interruptor do Pisca: Encontre o conector que vem do comando do pisca (chicote que desce pelo guidão). 
2. Teste de Alimentação no Conector do Interruptor: 
  - Com o multímetro na escala de 20 volts DC, coloque a ponta de prova positiva no fio azul e a negativa no aterramento. 
  - Acione o pisca para a direita. Se a tensão estiver presente, o problema está entre o conector do interruptor e o conector do pisca. 

Resultado do teste: A tensão está presente no fio azul do conector do interruptor, indicando que o problema é no trecho entre o conector do interruptor e o conector do pisca.



5. Inspeção do Chicote de Fios

Após confirmar que o problema está no trecho do chicote, vamos inspecionar:

1. Remova o Tanque e a Carenagem Frontal: Retire o tanque e a carenagem para acessar o chicote de fios. 
2. Verifique o Fio Azul: O fio azul que sai do interruptor do pisca continua no chicote principal até o conector do pisca. 
3. Inspecione o Fio Azul ao Longo do Chicote: Desencape a capa de proteção do chicote principal com cuidado, sem cortá-la, e verifique se há rompimentos. 

Resultado da inspeção: Encontramos um rompimento no fio azul ao longo do chicote principal.



6. Reparando o Fio Rompido

1. Desencape as extremidades do fio rompido: Use um alicate de decapar para desencapar ambas as pontas do fio rompido. 
2. Realize a Solda: Solde as extremidades do fio rompido com estanho para garantir uma boa conexão. 
3. Isolamento com Termo Retrátil: Aplique um tubo termo retrátil sobre a solda e aqueça para garantir um isolamento seguro. 
4. Remonte a Motocicleta: Recoloque o tanque, a carenagem e o chicote de volta no lugar. 

Resultado do Reparado

Com o reparo realizado, o pisca dianteiro direito voltou a funcionar normalmente.



Conclusão Geral

O problema do pisca dianteiro direito não funcionar na Honda CG Titan 160 2019 foi causado por um fio azul rompido no chicote principal. Após localizar o rompimento e fazer o reparo com solda e isolamento adequado, o problema foi resolvido.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços Honda CG 160 Titan/Fan (2016-2022).

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais detalhes, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues

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