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CG Titan 160 2019 - Solução para Pisca Dianteiro Direito Defeituoso
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver um problema na Honda CG Titan 160, ano 2019, onde o pisca dianteiro direito não está funcionando. Vou explicar passo a passo como diagnosticar o problema e como solucioná-lo.
1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
Ao acionar o pisca, o traseiro direito funciona, mas o pisca dianteiro direito não. Quando ocorre esse sintoma, as possíveis causas incluem:
- Lâmpada do pisca queimada.
- Fio de alimentação positiva ou negativa rompido ao longo do chicote.
- Mau contato no interruptor do pisca.
- Falha no interruptor de comando do pisca.
Vamos realizar uma série de testes para identificar a causa exata do problema.
2. Teste da Lâmpada do Pisca
Primeiro, vamos verificar se o problema é a lâmpada do pisca:
1. Remova a lâmpada do pisca dianteiro direito: Desconecte a lâmpada e prepare uma bateria separada para o teste.
2. Teste a lâmpada:
- Conecte o fio negativo da lâmpada ao borne negativo da bateria.
- Toque a parte inferior da lâmpada no borne positivo da bateria.
- Se a lâmpada acender, ela está boa.
Resultado do teste: A lâmpada acendeu, indicando que está funcionando corretamente.
3. Verificando a Alimentação Positiva e Negativa do Pisca
Após confirmar que a lâmpada está boa, vamos testar a alimentação do pisca:
1. Identifique o conector do pisca direito: O fio azul é o positivo do pisca direito.
2. Configuração do Multímetro: Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC (corrente contínua).
3. Verifique a Alimentação Positiva:
- Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no fio verde (aterramento).
- Coloque a ponta de prova positiva no fio azul (alimentação positiva do pisca).
- Acione o pisca para a direita. Se a tensão oscilar, a alimentação está correta.
Resultado do teste: Não houve oscilação de tensão no fio azul, indicando que não há alimentação positiva chegando ao conector.
4. Teste de Continuidade do Aterramento:
- Coloque o multímetro na escala de continuidade.
- Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no fio verde.
- O multímetro deve apitar, indicando que o aterramento está correto.
Resultado do Teste de Alimentação
A continuidade do aterramento está correta, mas não há alimentação positiva chegando ao pisca dianteiro direito pelo fio azul. Vamos verificar o próximo ponto de conexão para identificar onde a alimentação está interrompida.
4. Verificando o Interruptor do Pisca
O próximo passo é verificar o interruptor do pisca:
1. Identifique o Conector do Interruptor do Pisca: Encontre o conector que vem do comando do pisca (chicote que desce pelo guidão).
2. Teste de Alimentação no Conector do Interruptor:
- Com o multímetro na escala de 20 volts DC, coloque a ponta de prova positiva no fio azul e a negativa no aterramento.
- Acione o pisca para a direita. Se a tensão estiver presente, o problema está entre o conector do interruptor e o conector do pisca.
Resultado do teste: A tensão está presente no fio azul do conector do interruptor, indicando que o problema é no trecho entre o conector do interruptor e o conector do pisca.
5. Inspeção do Chicote de Fios
Após confirmar que o problema está no trecho do chicote, vamos inspecionar:
1. Remova o Tanque e a Carenagem Frontal: Retire o tanque e a carenagem para acessar o chicote de fios.
2. Verifique o Fio Azul: O fio azul que sai do interruptor do pisca continua no chicote principal até o conector do pisca.
3. Inspecione o Fio Azul ao Longo do Chicote: Desencape a capa de proteção do chicote principal com cuidado, sem cortá-la, e verifique se há rompimentos.
Resultado da inspeção: Encontramos um rompimento no fio azul ao longo do chicote principal.
6. Reparando o Fio Rompido
1. Desencape as extremidades do fio rompido: Use um alicate de decapar para desencapar ambas as pontas do fio rompido.
2. Realize a Solda: Solde as extremidades do fio rompido com estanho para garantir uma boa conexão.
3. Isolamento com Termo Retrátil: Aplique um tubo termo retrátil sobre a solda e aqueça para garantir um isolamento seguro.
4. Remonte a Motocicleta: Recoloque o tanque, a carenagem e o chicote de volta no lugar.
Resultado do Reparado
Com o reparo realizado, o pisca dianteiro direito voltou a funcionar normalmente.
Conclusão Geral
O problema do pisca dianteiro direito não funcionar na Honda CG Titan 160 2019 foi causado por um fio azul rompido no chicote principal. Após localizar o rompimento e fazer o reparo com solda e isolamento adequado, o problema foi resolvido.
Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços Honda CG 160 Titan/Fan (2016-2022).
Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais detalhes, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!
Hélio Rodrigues
Administrador