17-12-2024, 17:05:41
Como Descobrir Curto-circuito nos Piscas das Motos - Ivan Motos Show
Hoje vamos aprender como identificar um curto-circuito nos piscas (setas) das motos. Vamos usar como exemplo a Honda NXR 150 Bros 2006. O método que eu vou ensinar pode ser adaptado para outros modelos de motos, lembrando que as cores dos fios podem variar. Vamos ao passo a passo.
Passo 1: Preparação para o Teste
Para realizar o teste, você precisará de uma lâmpada de farol de moto 35W por 35W. Vamos conectá-la em série com o cabo negativo da bateria:
1. Retire o cabo negativo da bateria.
2. Coloque a lâmpada em série, conectando uma garra no negativo da bateria e a outra no cabo negativo da moto.
Passo 2: Teste no Relé do Pisca
Agora, vamos retirar o relé do pisca e fazer um jumper nos fios de alimentação e sinal:
1. Ignore o fio terra.
2. Faça o jumper entre o fio cinza e o fio preto com azul ou fio preto (dependendo da moto, as cores podem variar).
3. Se você não tiver terminais adequados, use pedaços de fio para conectar os pontos.
Esse jumper serve para evitar interferências do relé no teste e obter um diagnóstico mais preciso.
Passo 3: Ligando a Moto e Verificando a Lâmpada
Ligue a chave de ignição e observe a lâmpada:
- Se a lâmpada não acender, isso indica que não há curto-circuito no sistema.
- Se a lâmpada acender forte, isso indica que há um curto-circuito no sistema elétrico da moto.
Passo 4: Diagnóstico dos Piscas
Agora vamos ligar os piscas e observar o comportamento da lâmpada:
1. Ligue o pisca para o lado direito. Se a lâmpada acender fraca, isso significa que o sistema está funcionando corretamente.
2. Ligue o pisca para o lado esquerdo. Se a lâmpada acender forte, significa que há um curto-circuito nesse lado do sistema.
Passo 5: Identificando o Local do Curto
Se a lâmpada acender forte ao ligar o pisca para um lado, siga este procedimento:
- Verifique os fios do pisca (fio laranja para o lado esquerdo ou fio azul claro para o lado direito).
- Desconecte o pisca do lado onde a lâmpada acendeu forte e teste novamente.
- Se a lâmpada continuar acendendo forte, o problema está no chicote elétrico.
- Se a lâmpada acender fraca, o problema está no pisca que foi desconectado.
Conclusão
Esse é o procedimento para descobrir curto-circuitos nos piscas das motos, como na Honda NXR 150 Bros 2006. Seguindo esses passos e usando uma lâmpada em série, você poderá diagnosticar problemas no sistema elétrico de forma eficiente.
Material utilizado:
- Lâmpada de farol 35W x 35W
- Fios para jumper
- Ferramentas básicas para desconexão de terminais
Ivan Motos Show - Sempre trazendo dicas práticas para você diagnosticar e reparar sua moto!
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