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Diagnóstico de Geração da Phoenix Shineray
#1
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Diagnóstico de Geração da Phoenix Shineray - 1ª Parte

[Imagem: ms-1729974999.jpg]
Aqui é uma Phoenix Shineray e o cliente nos relatou que ela está descarregando a bateria. Ele já colocou uma nova bateria, mas em dois dias já descarregou completamente, não permitindo mais dar partida.

Sintomas
Ignição ligada, não dá partida e o farol fica ligado direto da bateria, sem possibilidade de desligá-lo, exceto pelo ajuste da luz baixa ou alta. A chave de luz foi modificada, mas o farol não desliga.

Diagnóstico Inicial
Precisamos analisar se o sistema da moto foi modificado para que o farol acenda ao ligar a ignição ou se isso é padrão. Também verificaremos o sistema de carga, para verificar se o farol acende apenas quando o motor entra em funcionamento, ou se ele acende ao ligar a chave de ignição e a chave de luz.

Análise do Sistema de Carga
Vamos verificar o estator, o regulador de voltagem, a fiação e os fusíveis para ver se há alguma conexão solta, sujeira ou curto-circuito. Após remover as carenagens, analisaremos a fiação e a instalação elétrica.

Sistema de Luzes
Ao verificar o conector do regulador retificador, notamos que ele tem os fios vermelho, amarelo e verde, além de um fio vermelho com listra branca, indicando que o farol deveria acender com o funcionamento do motor. No entanto, o farol está ligado direto, o que indica uma modificação no sistema. O fio vermelho com branco que deveria acionar o farol foi quebrado e refeito de forma incorreta.

Teste do Sistema de Carga
Com a ignição ligada, fizemos o teste da bateria. A bateria tem 9V, o que indica que está descarregada. Com a moto funcionando, a voltagem não passa dos 9.9V, indicando que há um problema no sistema de carga, possivelmente no estator ou no regulador de voltagem.

Verificação do Estator
Desconectamos os fios branco e amarelo do estator e medimos a resistência entre eles. A resistência estava dentro do padrão (0.8 Ohms), o que é um bom sinal. Em seguida, verificamos a continuidade entre os fios para o aterramento e também não encontramos problemas.

Ao testar a voltagem do estator, a leitura foi de 18V na lenta e 50V ao acelerar, valores abaixo do esperado (100-120V). Isso indica um problema no estator, possivelmente com as bobinas.

Reparo do Estator
Ao desmontar o estator, encontramos várias bobinas folgadas e algumas queimadas. Isso explica a baixa voltagem gerada. Realizamos o reparo, isolando e fixando as bobinas corretamente.

Teste Final
Após o reparo, refizemos os testes. A voltagem agora está chegando a 120V, o que indica que o estator foi reparado com sucesso. O sistema de carga está funcionando corretamente.

Conclusão
O problema de descarga da bateria foi causado por um estator danificado e uma modificação incorreta na fiação do farol. Após corrigir o estator e a fiação, o sistema de carga voltou a funcionar corretamente, e a moto agora gera voltagem suficiente para carregar a bateria e acionar o farol.


Aguardem pela segunda parte, onde vamos testar o CDI e a bobina de ignição para eliminar outros possíveis problemas.


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#2


Cinquentinha Shineray Phoenix: Solução de Problemas Elétricos – Parte 2



Moto: Shineray Phoenix
Ferramentas utilizadas:
- Multímetro
- Chave de ignição
- Terminais elétricos
- Chicote de fiação
- Regulador retificador (modelo CBX200/XR200)

Lista de materiais:
- Regulador retificador (CBX200 ou XR200)
- Fiação nova para substituição
- Conectores elétricos
- Capa de proteção para fios
- Terminais de conexão novos



Passo a Passo da Inspeção Elétrica

1. Teste de voltagem do sistema elétrico
Conecte o ponto de prova preto no aterramento e o vermelho no positivo da bateria. Ao acelerar a moto, a voltagem deve subir rapidamente para aproximadamente 13 V. Se isso não ocorrer, o problema pode estar nos fios amarelo ou branco que conectam ao regulador retificador ou o próprio regulador pode estar defeituoso.

2. Testes com o multímetro
- Modo alternado: Entre os fios amarelos do estator, a leitura deve ser de cerca de 16 V. Ao acelerar a moto, essa voltagem pode subir para valores acima de 100 V, o que indica funcionamento adequado.
- Verifique a continuidade do aterramento: Usando a escala de continuidade do multímetro, coloque o ponto de prova preto no aterramento e o vermelho no fio verde. Se houver som de continuidade, o aterramento está ok.
- Verifique a voltagem no fio vermelho: Deve haver uma leitura correspondente à voltagem da bateria (em torno de 12 V).

3. Troca do regulador retificador
Ao identificar que o regulador retificador original não está funcionando corretamente, você pode substituí-lo pelo modelo da CBX200 ou XR200. Ligue os fios amarelos do estator aos fios amarelos ou rosa do regulador. Conecte o fio vermelho ao fio de alimentação elétrica da moto e o fio verde ao aterramento.

4. Teste final após troca do regulador
- Com o novo regulador instalado, ao ligar a moto, a voltagem deve subir para 14 V quando acelerada, indicando que o regulador está funcionando corretamente e a bateria está sendo carregada.
- Verifique também o funcionamento do farol, que deve acender apenas com a moto ligada, mantendo o sistema correto.



Reparo do Chicote Elétrico
Identificamos fios desgastados no chicote de ignição. Ao realizar o reparo, substituímos toda a fiação, terminais e conectores, além de adicionar uma capa de proteção para garantir a durabilidade.

Testes após reparo:
- Ao ligar a ignição, as luzes do painel acendem corretamente.
- O farol da moto só acende quando o motor é ligado, como esperado em sistemas elétricos bem configurados.



Conclusão
Após seguir o processo de inspeção e troca das peças, a moto Shineray Phoenix voltou a operar corretamente. Sempre que houver problemas de voltagem ou no sistema de iluminação, verifique primeiro o estator, o regulador retificador e a fiação. A substituição dessas peças, quando necessário, resolverá a maioria dos problemas elétricos da motocicleta.

Se quiser aprender mais sobre como identificar e resolver esses defeitos, continue acompanhando as dicas do Ivan Motos!


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