15-01-2025, 14:08:24
Dica 22 - Ivan Motos Show: Diagnóstico da Sonda Lambda e Outros Defeitos
Descrição da dica:
Nesta dica, abordamos o diagnóstico da sonda lambda em uma Honda Pop 110i (2015/2016) e como identificar defeitos relacionados ao sistema de alimentação e ignição.
Teste da sonda lambda:
1. Conexões para o teste:
- Ponta de prova preta: No aterramento da carcaça do motor ou no negativo da bateria.
- Ponta de prova vermelha: No fio azul que sai da sonda lambda ou no fio preto com branco (pino TR no módulo).
2. Procedimento:
- Ligue a motocicleta.
- Verifique se a leitura da sonda varia entre 100 mV a 900 mV.
- Injete um combustível auxiliar (desingripante, K80) no corpo de aceleração:
- Se a leitura subir para próximo de 900 mV, a sonda está funcional (mistura rica).
- Caso contrário, pode haver defeito na sonda ou em outros componentes do sistema.
3. Resultado do teste:
- A sonda respondeu corretamente ao teste, descartando falhas neste componente.
Defeitos encontrados na motocicleta:
Após o teste da sonda, foram encontrados os seguintes defeitos:
1. Sensor de temperatura paralelo:
- Estava folgado e com leitura inconsistente.
- Bloqueava em 50°C, sem variação correta ao aquecer.
2. Vela de ignição defeituosa:
- Resistência baixa: 1,7 kΩ (deveria estar entre 3,5 kΩ e 7 kΩ).
3. Bico injetor com vazão incorreta:
- Necessitou de substituição.
4. Carcaça da bomba de combustível:
- Relé de pressão com defeito.
- Pressão de combustível irregular, com oscilações.
5. Gasolina adulterada:
- Contribuindo para o funcionamento irregular.
Observações adicionais:
- A bobina de ignição estava funcional, mas a instalação do cachimbo da vela estava curta, causando má conexão.
- O diagnóstico completo exigiu medição detalhada e análise de cada componente.
- Sempre procure peças originais para maior durabilidade e eficiência do sistema.
Lição aprendida:
- Utilize ferramentas adequadas para o diagnóstico.
- Verifique todos os componentes relacionados ao sistema de alimentação e ignição.
- Realize análises passo a passo para evitar troca desnecessária de peças.
- Peças paralelas podem comprometer o desempenho e gerar mais defeitos a longo prazo.
Dica Final Ivan Moto Show:
- Não subestime a importância de peças de qualidade e de seguir os parâmetros originais da motocicleta. Um bom diagnóstico é essencial para evitar retrabalho e garantir a satisfação do cliente. Show!
Nesta dica, abordamos o diagnóstico da sonda lambda em uma Honda Pop 110i (2015/2016) e como identificar defeitos relacionados ao sistema de alimentação e ignição.
Teste da sonda lambda:
1. Conexões para o teste:
- Ponta de prova preta: No aterramento da carcaça do motor ou no negativo da bateria.
- Ponta de prova vermelha: No fio azul que sai da sonda lambda ou no fio preto com branco (pino TR no módulo).
2. Procedimento:
- Ligue a motocicleta.
- Verifique se a leitura da sonda varia entre 100 mV a 900 mV.
- Injete um combustível auxiliar (desingripante, K80) no corpo de aceleração:
- Se a leitura subir para próximo de 900 mV, a sonda está funcional (mistura rica).
- Caso contrário, pode haver defeito na sonda ou em outros componentes do sistema.
3. Resultado do teste:
- A sonda respondeu corretamente ao teste, descartando falhas neste componente.
Defeitos encontrados na motocicleta:
Após o teste da sonda, foram encontrados os seguintes defeitos:
1. Sensor de temperatura paralelo:
- Estava folgado e com leitura inconsistente.
- Bloqueava em 50°C, sem variação correta ao aquecer.
2. Vela de ignição defeituosa:
- Resistência baixa: 1,7 kΩ (deveria estar entre 3,5 kΩ e 7 kΩ).
3. Bico injetor com vazão incorreta:
- Necessitou de substituição.
4. Carcaça da bomba de combustível:
- Relé de pressão com defeito.
- Pressão de combustível irregular, com oscilações.
5. Gasolina adulterada:
- Contribuindo para o funcionamento irregular.
Observações adicionais:
- A bobina de ignição estava funcional, mas a instalação do cachimbo da vela estava curta, causando má conexão.
- O diagnóstico completo exigiu medição detalhada e análise de cada componente.
- Sempre procure peças originais para maior durabilidade e eficiência do sistema.
Lição aprendida:
- Utilize ferramentas adequadas para o diagnóstico.
- Verifique todos os componentes relacionados ao sistema de alimentação e ignição.
- Realize análises passo a passo para evitar troca desnecessária de peças.
- Peças paralelas podem comprometer o desempenho e gerar mais defeitos a longo prazo.
Dica Final Ivan Moto Show:
- Não subestime a importância de peças de qualidade e de seguir os parâmetros originais da motocicleta. Um bom diagnóstico é essencial para evitar retrabalho e garantir a satisfação do cliente. Show!
Administrador