01-06-2020, 16:37:28
Sistema: Multec H - Motronic ME 7.9.9
Combustível: Gasolina
Problema: Veiculo com corte de ignição
Veículo: Corsa 1.0 Flex 09
Combustível: Gasolina
Problema: Veiculo com corte de ignição
Veículo: Corsa 1.0 Flex 09
Causa: Cliente reclama que ao trocar de marcha, passando pela segunda marcha, o veículo da uma engasgada, quase chega a afogar.Foi examinado o sistema de ignição completo (foram substituídas bobina e velas, quanto a sua aplicação e desgaste, e testados os cabos), pois ao andar com o veiculo, verificou-se um corte e alimentação elétrica ou centelha. Também foi examinado o corpo motorizado da borboleta, a alimentação da ECU, caixa de fusíveis e reles.
Através do Scanner foram acompanhados todos os parâmetros de funcionamento deste sistema. No código de defeitos havia gravado P0351 (Bobina de ignição A, primaria/secundaria, circuito defeituoso), apagamos a memória de erros e o defeito apenas retornava quando o veiculo era colocado em teste na rua. Foram examinados todos os cabos negativos e aterramentos na carroceria, motor e cambio, pois ao conversar com o condutor, ele nos informou que o defeito começou após a troca da embreagem.
Solução: Reparar o chicote elétrico que alimenta a bobina de ignição e fixá-lo em seu suporte, este passa perto do trambulador na caixa de cambio. Ao deixá-lo solto, ficou esfregando na haste do trambulador e corroeu o chicote, entrando em curto circuito quando havia o movimento da alavanca de cambio na posição de engrenar a segunda marcha.
Através do Scanner foram acompanhados todos os parâmetros de funcionamento deste sistema. No código de defeitos havia gravado P0351 (Bobina de ignição A, primaria/secundaria, circuito defeituoso), apagamos a memória de erros e o defeito apenas retornava quando o veiculo era colocado em teste na rua. Foram examinados todos os cabos negativos e aterramentos na carroceria, motor e cambio, pois ao conversar com o condutor, ele nos informou que o defeito começou após a troca da embreagem.
Solução: Reparar o chicote elétrico que alimenta a bobina de ignição e fixá-lo em seu suporte, este passa perto do trambulador na caixa de cambio. Ao deixá-lo solto, ficou esfregando na haste do trambulador e corroeu o chicote, entrando em curto circuito quando havia o movimento da alavanca de cambio na posição de engrenar a segunda marcha.