09-06-2020, 16:36:39
Marca: Honda
Modelo: Civic
Motor: 1.6 16V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção/Distribuição
Fabricante: Honda
Versão: PGM-FI
Problema: Motor funciona, em seguida apaga.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico do Problema:
O defeito ocorreu durante uma curva acentuada.
Motor permanecia funcionando por aproximadamente 5 segundos em seguida apava.
Defeito com características de falha no sistema imobilizador, só que nesse caso o veículo não possui imobilizador.
Veículo com apenas 28.000 Kms.
Executados testes na bomba elétrica de combustível (pressão e vazão), sistema de ignição/injeção, tudo estava ok.
Verificando o sincronismo da correia dentada, a mesma havia saltado 2 dentes.
A correia estava com tensionamento inadequado (”frouxa”), que não suportou uma redução mais brusca na rotação do motor, perdendo o sincronismo.
Solução: Remover cabeçote, promover o assentamento das válvulas, substituir correia dentada.
Esclarecimentos adicionais: Mesmo a correia dentada tendo saltado apenas 2 dentes,foi necessário a remoção do cabeçote e fazer o assentamento das válvulas (não chegaram a empenar), mas apresentaram “leve batido” após sincronizar o sistema de distribuição.
Modelo: Civic
Motor: 1.6 16V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção/Distribuição
Fabricante: Honda
Versão: PGM-FI
Problema: Motor funciona, em seguida apaga.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico do Problema:
O defeito ocorreu durante uma curva acentuada.
Motor permanecia funcionando por aproximadamente 5 segundos em seguida apava.
Defeito com características de falha no sistema imobilizador, só que nesse caso o veículo não possui imobilizador.
Veículo com apenas 28.000 Kms.
Executados testes na bomba elétrica de combustível (pressão e vazão), sistema de ignição/injeção, tudo estava ok.
Verificando o sincronismo da correia dentada, a mesma havia saltado 2 dentes.
A correia estava com tensionamento inadequado (”frouxa”), que não suportou uma redução mais brusca na rotação do motor, perdendo o sincronismo.
Solução: Remover cabeçote, promover o assentamento das válvulas, substituir correia dentada.
Esclarecimentos adicionais: Mesmo a correia dentada tendo saltado apenas 2 dentes,foi necessário a remoção do cabeçote e fazer o assentamento das válvulas (não chegaram a empenar), mas apresentaram “leve batido” após sincronizar o sistema de distribuição.