18-10-2023, 09:58:02
O mecânico de motos Ivan explicou como identificar a pinagem correta no conector do regulador retificador da moto Yamaha XT 225 de 2004. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos:
1. **Preparação Inicial**: Configure o multímetro na escala de diodo para realizar o teste de continuidade.
2. **Conexão do Multímetro**:
- Conecte a ponta de prova preta do multímetro ao aterramento do regulador retificador, que é a carcaça do componente.
- Use a ponta de prova vermelha para testar cada um dos pinos do conector desconectado do regulador.
3. **Teste de Continuidade nos Pinos**:
- Teste cada pino do conector individualmente com a ponta de prova vermelha. Observe que, inicialmente, não haverá continuidade em nenhum dos pinos.
4. **Inversão das Pontas de Prova**:
- Inverta as pontas de prova, com a ponta de prova vermelha conectada à carcaça do regulador (aterramento) e a ponta de prova preta usada para testar os pinos do conector.
5. **Identificação dos Fios**:
- Observe a continuidade em cada pino do conector quando a ponta de prova preta é conectada a ele.
- Identifique o pino que apresenta uma resistência na faixa de 800 a 1100 ohms. Este será o pino onde o fio vermelho (positivo) do regulador retificador é conectado.
- Identifique o pino correspondente onde não há continuidade quando a ponta de prova preta é conectada. Este será o pino onde o fio branco é conectado.
Com esses passos, você pode encontrar a pinagem correta do regulador retificador da Yamaha XT 225 de 2004, mesmo que todos os fios estejam desconectados ou a pinagem original tenha sido perdida. Certifique-se de seguir o procedimento com cuidado para garantir uma conexão elétrica precisa.
Administrador