11-11-2023, 14:04:02
Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a bobina de ignição, um componente crucial para o funcionamento da sua moto. O modelo de moto em destaque não foi mencionado no vídeo, mas as informações são úteis para vários modelos.
A bobina de ignição é composta por duas partes: a bobina primária e a bobina secundária. A bobina primária recebe a carga elétrica do CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), enquanto a bobina secundária age como um transformador, convertendo os 12 volts recebidos em até 60 mil volts.
Quando sua moto apresenta falhas, seja em alta ou baixa rotação, é hora de verificar a bobina de ignição. Um sinal de problema pode ser observado ao retirar o cachimbo da vela e aproximar o cabo perto do motor: se a faísca for amarelada em vez de azul, pode indicar um mau funcionamento.
O vídeo menciona dois testes importantes para identificar problemas na bobina de ignição. O primeiro é o teste de resistência na bobina primária. Utilizando um multímetro na escala de 200 ohms, conecte a ponta negativa no terminal negativo da bobina e a outra ponta no terminal que recebe o fio amarelo com preto do CDI. A leitura deve estar entre 0,4 e 0,6 ohms para a bobina primária estar em boas condições.
O segundo teste é para a bobina secundária. Com o multímetro na escala de 20k, conecte a ponta negativa no terminal negativo da bobina e a ponta positiva no terminal de saída (pode ser na ponta do cabo que vai para o cachimbo da vela). A leitura deve estar entre 3,5 e 8,5 ohms. Se a leitura for fora desse intervalo, como no exemplo de 2,98 ohms mencionado no vídeo, indica um defeito na bobina secundária, exigindo sua substituição.
É importante destacar que cada bobina pode ter resistências específicas, então consulte o manual da sua moto para informações precisas. Se houver dúvidas sobre a bobina de ignição, deixe sua pergunta nos comentários. Espero que tenham gostado das dicas, e não se esqueçam de deixar o like e se inscrever no canal para mais informações úteis sobre manutenção de motos.
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