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Como analisar o motor (7ª parte)
Olá, eu sou Ivan, professor de mecânica de motos. Na parte 7 da análise do motor da Honda CG 150 Titan Mix ES 2010, vamos nos concentrar na desmontagem do motor e na inspeção de componentes específicos, como a biela, os rolamentos e a caixa de marcha. Esta é uma fase crucial para identificar quaisquer problemas adicionais e garantir um reparo completo e eficiente. Vamos lá:
### Desmontagem e Inspeção da Biela
1. **Estado da Biela:**
- Após a desmontagem, notei que o pistão não está travado no pino do pistão, mas o pino está travado na biela, indicando a necessidade de substituir a biela.
### Verificação dos Rolamentos
1. **Inspeção dos Rolamentos:**
- Para verificar os rolamentos, coloque o dedo e puxe suavemente para cima e para baixo.
- Se não houver folga, o rolamento está em bom estado. No entanto, identifiquei que dois rolamentos apresentam folga e precisam ser substituídos.
### Análise dos Garfos Seletor e Garras
1. **Medição dos Eixos dos Garfos:**
- A medida padrão dos eixos dos garfos está entre 9,98 e 9,99 milímetros. A medição confirmou que estão dentro do padrão.
- O limite de desgaste é de 9,93 milímetros. Como as medidas estão acima desse limite, os eixos estão em bom estado.
2. **Medição das Garras dos Garfos:**
- A medida padrão é de 4,93 a 5 milímetros. Todas as garras medidas estão dentro deste padrão, indicando que estão em bom estado.
### Verificação da Caixa de Marcha
1. **Inspeção das Engrenagens:**
- Desmonte a caixa de marcha e inspecione cada dente das engrenagens.
- Identifiquei danos em uma engrenagem, com vários dentes gastos, indicando a necessidade de substituição.
2. **Medição dos Eixos e Cavidades das Engrenagens:**
- É essencial medir a folga entre os eixos e as cavidades das engrenagens. As medidas confirmaram que estão dentro dos padrões adequados.
### Conclusão
A análise detalhada de cada componente do motor é essencial para identificar todos os problemas e garantir um reparo completo. Ao desmontar o motor, é importante verificar cada parte meticulosamente, medir adequadamente e substituir quaisquer componentes que mostrem sinais de desgaste ou danos.
- **Rolamentos e Garfos Seletor:** Certifique-se de que estão sem folgas e dentro das especificações de medida.
- **Caixa de Marcha:** Inspecione cada dente das engrenagens e substitua qualquer engrenagem que apresente desgaste significativo.
Sempre que trabalhar na desmontagem e reparo de um motor, o conhecimento técnico detalhado e a atenção meticulosa são fundamentais. Se tiverem mais perguntas ou precisarem de esclarecimentos sobre algum aspecto da mecânica de motos, estou à disposição para ajudar!
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