Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como analisar o motor (1ª parte)
#10


Como analisar o motor (10ª parte)

Nesta parte 10 da análise do motor Honda CG 150 Titan Mix ES 2010, vamos focar na verificação dos segmentos na cavidade, incluindo os segmentos de compressão, raspador e óleo. Esta etapa é fundamental para garantir a eficiência do motor, especialmente no que se refere à compressão e à lubrificação adequadas.

### Verificação dos Segmentos na Cavidade

1. **Uso de Calibres de Lâmina:**
  - Utilizamos calibres de lâmina para medir a folga entre a canaleta e o segmento. O limite de uso para essas folgas é de 0,10 milímetros. Se uma lâmina de 0,10 milímetros entrar na cavidade, significa que os segmentos estão gastos e precisam ser substituídos.

2. **Medições:**
  - Iniciamos com lâminas menores (0,04, 0,05, 0,06 milímetros) para verificar se entram na cavidade entre o segmento e a canaleta. A medida em que as lâminas maiores começam a não entrar, indica que os segmentos ainda estão dentro do limite aceitável de desgaste.

### Análise dos Segmentos na Camisa

1. **Identificação dos Segmentos:**
  - É importante identificar a orientação correta dos segmentos. Segmentos de compressão geralmente têm uma indicação de qual lado deve ficar voltado para cima.

2. **Medição da Folga entre os Segmentos:**
  - Medimos a folga entre as extremidades dos segmentos quando inseridos na camisa do cilindro. A folga padrão para o segmento de compressão varia de 0,10 a 0,25 milímetros, enquanto a folga para o segmento do óleo varia de 0,20 a 0,70 milímetros. Limites de uso são respectivamente de 0,40 e 0,85 milímetros.

### Análise do Pistão e da Camisa

1. **Medição do Pistão:**
  - Utilizamos um micrômetro para medir o diâmetro do pistão. As medidas devem ser consistentes em vários pontos para garantir a uniformidade.

2. **Medição da Camisa:**
  - A camisa é medida com um súbito equipado com um relógio comparador para verificar a presença de ovalização e a consistência do diâmetro ao longo de sua extensão.

### Conclusão

Essas análises são cruciais para determinar a saúde do motor e identificar a necessidade de substituir componentes críticos. Uma avaliação precisa dessas partes é essencial para garantir o bom funcionamento do motor, evitar desgastes excessivos e otimizar a performance da moto.

Como professor de mecânica de motos, destaco a importância de realizar essas medições cuidadosamente e com as ferramentas adequadas. Isso garante que as reconstruções e reparos sejam feitos com precisão, garantindo a longevidade e a eficiência do motor.

Se tiverem mais dúvidas ou quiserem aprofundar em algum tópico específico, estou à disposição para ajudar!

Administrador
Responder


Mensagem neste Tópico
Como analisar o motor (1ª parte) - por admin - 13-01-2024, 20:04:14
Como analisar o motor (2ª parte) - por admin - 13-01-2024, 20:11:16
Como analisar o motor (3ª parte) - por admin - 13-01-2024, 20:15:49
Como analisar o motor (4ª parte) - por admin - 13-01-2024, 20:20:01
Como analisar o motor (5ª parte) - por admin - 13-01-2024, 20:24:40
Como analisar o motor (6ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:35:28
Como analisar o motor (7ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:35:53
Como analisar o motor (8ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:36:21
Como analisar o motor (9ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:36:35
Como analisar o motor (10ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:37:03
Como analisar o motor (11ª parte) - por admin - 14-01-2024, 13:37:19

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Injeção Parou: NXR 150 Bros 2012 - Parte 3 admin 0 183 30-03-2025, 12:20:38
Última Mensagem: admin
Video CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar - Parte 2 admin 0 189 28-03-2025, 23:35:01
Última Mensagem: admin
Video Injeção Eletrônica Parou: NXR 150 Bros ES 2012 - Parte 1 admin 1 531 09-03-2025, 13:41:05
Última Mensagem: admin
Video Como retirar motor de partida da XRE 300 admin 0 1.108 26-07-2024, 12:01:08
Última Mensagem: admin
Video COMO ANALISAR O EMPENO DO CABEÇOTE DA - NXR BROS 150 2009. admin 0 665 14-07-2024, 13:43:23
Última Mensagem: admin
Video Como desmontar/montar Motor de Partida da Biz 125 Es 2015 Honda admin 0 1.491 25-06-2024, 20:50:20
Última Mensagem: admin
Video Como descobrir Tamanho Exato dos Parafusos do Motor das Motocicletas admin 0 888 19-05-2024, 15:40:03
Última Mensagem: admin
Video Como Consertar Motor de Partida de Motos admin 0 1.181 18-02-2024, 20:48:37
Última Mensagem: admin
Video Como montar e testar motor de partida de Moto. Mau contato nas escovas de partida. admin 0 1.659 19-05-2022, 23:33:25
Última Mensagem: admin
Video Como desmontar e montar e Parâmetros do Motor de Partida da NX 400i Falcon 2012/13 ap admin 0 1.733 08-05-2022, 11:08:37
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)