Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diagnóstico e Configuração do CDI Pró-Fire na Dafra Super 50 sem Centelha
#1
Video 


Diagnóstico e Configuração do CDI Pró-Fire na Dafra Super 50 sem Centelha

Olá, aprendizes! Aqui é o Ivan Motos, trazendo um guia detalhado e simplificado para diagnosticar e reparar uma Dafra Super 50 sem centelha elétrica, equipada com um CDI Pró-Fire (Multiscan). Com base na transcrição do vídeo, vou explicar como identificar o problema, configurar o CDI corretamente e restaurar o funcionamento dessa cinquentinha. Vou corrigir erros de interpretação, complementar com informações técnicas, listar ferramentas e materiais, e incluir detalhes específicos da Dafra Super 50. Vamos lá?

Introdução ao Problema
A Dafra Super 50, um ciclomotor de 49,5cc, chegou à oficina sem funcionar, sem centelha elétrica na vela, equipada com um CDI Pró-Fire (Multiscan) usado, comprado pelo cliente. O CDI Pró-Fire é um módulo de ignição programável, compatível com motos de 50cc a 150cc, com um ou dois ressaltos no volante magnético. O problema foi causado por uma configuração incorreta do CDI, ajustada para dois ressaltos, enquanto a Dafra Super 50 possui apenas um ressalto. Vamos aprender a diagnosticar e corrigir isso!

Especificações da Dafra Super 50
A Dafra Super 50 é um ciclomotor econômico projetado para uso urbano, com as seguintes características:
- Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, 49,5cc, carburado (PZ 16), refrigeração a ar.
- Potência: 2,2 cv a 4.800 rpm.
- Torque: 2,8 N.m a 4.800 rpm.
- Transmissão: 4 marchas com embreagem automática.
- Peso: 94 kg.
- Tanque: 10 litros, com autonomia de ~500 km (consumo médio de 50 km/l).
- Suspensão: Dianteira telescópica, traseira dupla.
- Freios: Tambor nas duas rodas.
- CDI: Original com corte de ignição a 50 km/h (conforme legislação de ciclomotores); substituído por CDI Pró-Fire no caso.
- Dimensões: Comprimento 1.885 mm, largura 870 mm, altura 1.170 mm, altura do banco 780 mm.


Ferramentas Necessárias
- Chave de vela (tamanho 16 mm, padrão para a vela NGK C7HSA da Super 50)
- Multímetro (para verificar voltagem e continuidade, se necessário)
- Scanner Multiscan (específico para o CDI Pró-Fire, para leitura e configuração)
- Cabo de conexão do scanner (com fios preto, amarelo e branco)
- Chave de ignição (para testes de configuração)


Materiais Utilizados
- CDI Pró-Fire (Multiscan) (usado, fornecido pelo cliente)
- Vela de ignição (NGK C7HSA, padrão para a Dafra Super 50)
- Cabo de vela (para verificar a centelha)


Passo a Passo: Diagnóstico
1. Verificação da Centelha
  - Remova a vela de ignição da Dafra Super 50 com uma chave de vela 16 mm e desconecte o cachimbo.
  - Ligue a ignição e pedale (a Super 50 tem partida a pedal).
  - Encoste a vela no chassi (aterramento) e observe: não há centelha, confirmando falha no sistema de ignição.

2. Inspeção das Conexões do CDI
  - Verifique as conexões do CDI Pró-Fire, que devem seguir o padrão da Dafra Super 50:
    - Fio azul: Conectado ao fio azul com branco, que vem da bobina de pulso.
    - Fio marrom: Conectado ao fio preto com amarelo, que vai à bobina de ignição.
    - Fio vermelho: Conectado ao fio preto (pós-chave, alimentação +12V).
    - Fio preto: Conectado ao fio verde (aterramento).
  - Confirme que as conexões estão corretas, consultando o diagrama elétrico da Super 50, se disponível. No caso, estavam ok, descartando erro de ligação.

3. Verificação da Configuração do CDI
  - O CDI Pró-Fire é configurável para um ou dois ressaltos no volante magnético. A configuração é indicada por um LED no CDI ao ligar a ignição:
    - Um ressalto: LED acende, apaga e pisca quatro vezes, depois pisca lentamente.
    - Dois ressaltos: LED acende, apaga, e segue um padrão complexo (acende duas vezes, fica aceso temporariamente, repete por quatro etapas).
  - Ligue a ignição e observe o LED: o padrão mostrou dois ressaltos, incompatível com a Dafra Super 50, que tem um ressalto.

4. Confirmação com Scanner Multiscan
  - Conecte o scanner Multiscan ao CDI:
    - Fio preto: Aterramento (chassi).
    - Fio amarelo: Conectado ao fio amarelo do CDI (comunicação).
    - Fio branco: Conectado ao RPM, se aplicável (não usado neste caso).
  - Ligue o scanner, selecione "CDI Digital" e leia os parâmetros:
    - Tensão da bateria: ~12,9-13V (normal para a Super 50).
    - Configuração: "Dois ressaltos", compatível com modelos como Honda Titan 2004, mas não com a Super 50.
  - O scanner confirmou que o CDI está configurado incorretamente.

Passo a Passo: Correção
1. Mudança da Configuração do CDI
  - Para alterar de dois ressaltos para um ressalto:
    - Desligue a chave de ignição.
    - Ligue e desligue a ignição 35 vezes consecutivas. Isso reprograma o CDI para um ressalto.
  - Após o procedimento, ligue a ignição e observe o LED: deve acender, apagar e piscar quatro vezes, indicando configuração para um ressalto.

2. Confirmação com Scanner
  - Reconecte o scanner e verifique: a configuração agora mostra "Um ressalto", adequada para a Dafra Super 50.

3. Teste da Centelha
  - Reinstale a vela NGK C7HSA no cachimbo, encoste-a no chassi, ligue a ignição e pedale.
  - Resultado: Há centelha elétrica, confirmando que a configuração corrigiu o problema.

4. Teste Final
  - Reinstale a vela e o cachimbo.
  - Dê partida na moto: o motor da Dafra Super 50 deve funcionar normalmente, como demonstrado.

Configuração Adicional: Corte de Giro
O CDI Pró-Fire permite ajustar o corte de giro via scanner:
- No menu do scanner, selecione "Tipo de Corte".
- Ajuste entre opções como "Sem limite" ou estágios de corte (1º a 9º), que limitam o RPM (ex.: 9.300 RPM).
- Para a Dafra Super 50, o corte original é a 7.800-9.800 rpm (dependendo da marcha) para limitar a velocidade a 50 km/h, conforme legislação. O cliente optou por "Sem limite" para maior desempenho, mas isso pode descumprir normas de ciclomotores.
- Confirme a configuração pressionando "OK" no scanner.


Dicas do Ivan Motos
- Conheça o CDI: O Pró-Fire é versátil, mas exige configuração correta. A Dafra Super 50 usa um ressalto no volante magnético.
- Use o Scanner: Se o LED do CDI estiver danificado, o scanner Multiscan é essencial para diagnóstico.
- Cuidado com Peças Usadas: CDIs usados podem vir com configurações erradas. Sempre teste e reconfigure.
- Teste a Centelha: Confirme a centelha antes de condenar o CDI, bobina de ignição ou magneto.
- Legislação de Cinquentinhas: A Dafra Super 50 é limitada a 50 km/h por lei. Alterar o corte de giro pode exigir adequação legal (ex.: emplacamento como motocicleta).


Complemento Técnico
A Dafra Super 50 usa um motor monocilíndrico 4 tempos de 49,5cc, baseado em projetos chineses (ex.: Lifan ou Zongshen), com embreagem automática e partida a pedal. O CDI original limita a ignição para cumprir a legislação de ciclomotores (50 km/h). O CDI Pró-Fire, um módulo aftermarket, oferece ajustes para um ou dois ressaltos e corte de giro, mas requer configuração precisa. O ressalto no volante magnético gera pulsos na bobina de pulso, que o CDI usa para sincronizar a centelha. Uma configuração errada impede o sinal de ignição, causando falta de centelha. A bateria deve fornecer 12-13V, e o aterramento deve estar firme.

Conclusão
A falta de centelha na Dafra Super 50 foi causada por uma configuração incorreta do CDI Pró-Fire, ajustado para dois ressaltos em vez de um. Com o scanner Multiscan e a reprogramação via chave de ignição (35 ciclos), corrigimos o problema, restaurando a centelha e o funcionamento da moto. Conhecimento técnico, ferramentas adequadas e atenção às especificidades da Super 50 são essenciais. Qualquer dúvida, é só perguntar no fórum! Ivan Motos mandou um abraço! ?️


? Compartilhe suas experiências com a Dafra Super 50 ou dúvidas sobre o CDI Pró-Fire nos comentários!
Administrador
Responder


Mensagem neste Tópico
Diagnóstico e Configuração do CDI Pró-Fire na Dafra Super 50 sem Centelha - por admin - 11-05-2025, 13:51:21

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Dafra Riva 150cc 2012 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona admin 0 646 03-12-2024, 22:12:24
Última Mensagem: admin
Video Montagem Correta dos Ímãs no Motor de Partida da Dafra Speed 150 admin 0 662 29-09-2024, 16:35:20
Última Mensagem: admin
Video Sistema de Ignição da Apache 150 2010 dafra Diagrama Elétrico admin 0 3.022 09-12-2023, 12:07:11
Última Mensagem: admin
Video Sistema de Ignição da Kansas 150 2008 dafra diagrama Elétrico admin 0 2.076 09-10-2023, 00:02:29
Última Mensagem: admin
Video Super 50 dafra 2010 Sem Gerar Carga Para a Bateria admin 0 1.236 05-10-2023, 11:30:31
Última Mensagem: admin
Video TVS Apache RTR 150 sem Funcionar sempre Faça Diagnóstico Passo a Passo Sr.Big 0 3.417 19-01-2022, 12:15:28
Última Mensagem: Sr.Big
Video Sempre Analisar na Troca do óleo do Motor da Speed 150 dafra 2010 Sr.Big 0 2.280 19-01-2022, 10:51:59
Última Mensagem: Sr.Big
Video Teste de Resistência e Voltagem do Estator da RTR 150 Apache Dafra 2010/11 Sr.Big 0 2.250 18-01-2022, 17:05:50
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)