08-06-2020, 16:24:57
Detalhes: O veículo estava funcionando normal; ao ser desligado, não mais pegou. Com o auxílio de um scanner foram os códigos de defeitos e o mesmo acusava sensor de fase; trocado o sensor de fase, o carro não pegou.
Solução: Partimos para verificar o ponto do veículo; afastamos o motor, retiramos a proteção da correia dentada e da tampa de válvulas e, com a ajuda do fasador de comando, verificamos que o comando de escape estava fora do ponto. Partimos para a troca da correia dentada e do esticador da correia. Com o comando adiantado em relação ao fasador, o veículo não pega, pois o sensor de fase está posicionado no comando de escape. O sistema M.2.10.4 é dotado de um sistema de injeção sequencial fasado, isto é, a injeção de combustível é feita em seqüência para cada cilindro na fase de admissão. Para realizar isto, a unidade eletrônica de comando utiliza, além do sinal de rotação e Pms, também este sinal de fase para determinar o ponto de injeção. sinal enviado à central é gerado por um sensor de efeito Hall montado em correspondência com a polia da árvore de comando de válvula, lado do escape.
Obs.: Conseguimos descobrir este defeito, pois geramos um sinal no sensor de fase e o carro pegou e ficou redondo, como se não existisse o defeito. Estão se tornando comum esses defeitos nestes tipos de veículo, pois a troca da correia dentada nem sempre é respeitada e, com o tempo, o esticador começa a perder sua carga de tração e às vezes, em uma aceleração brusca, o veículo pula o ponto com o motor em movimento e depois de estacionar e desligar o veículo o mesmo não pega mais.
Importante: Depois de testes realizados na oficina, se o comando estiver atrasado em relação ao sensor de fase o carro pega com um pouco de dificuldade; já com o comando adiantado em relação ao sensor de fase o carro não pega mesmo.
Solução: Partimos para verificar o ponto do veículo; afastamos o motor, retiramos a proteção da correia dentada e da tampa de válvulas e, com a ajuda do fasador de comando, verificamos que o comando de escape estava fora do ponto. Partimos para a troca da correia dentada e do esticador da correia. Com o comando adiantado em relação ao fasador, o veículo não pega, pois o sensor de fase está posicionado no comando de escape. O sistema M.2.10.4 é dotado de um sistema de injeção sequencial fasado, isto é, a injeção de combustível é feita em seqüência para cada cilindro na fase de admissão. Para realizar isto, a unidade eletrônica de comando utiliza, além do sinal de rotação e Pms, também este sinal de fase para determinar o ponto de injeção. sinal enviado à central é gerado por um sensor de efeito Hall montado em correspondência com a polia da árvore de comando de válvula, lado do escape.
Obs.: Conseguimos descobrir este defeito, pois geramos um sinal no sensor de fase e o carro pegou e ficou redondo, como se não existisse o defeito. Estão se tornando comum esses defeitos nestes tipos de veículo, pois a troca da correia dentada nem sempre é respeitada e, com o tempo, o esticador começa a perder sua carga de tração e às vezes, em uma aceleração brusca, o veículo pula o ponto com o motor em movimento e depois de estacionar e desligar o veículo o mesmo não pega mais.
Importante: Depois de testes realizados na oficina, se o comando estiver atrasado em relação ao sensor de fase o carro pega com um pouco de dificuldade; já com o comando adiantado em relação ao sensor de fase o carro não pega mesmo.