03-06-2024, 11:18:05
Neste vídeo, o mecânico Daniel lida com um Citroen C3 1.5, modelo 2013/2014, que está enfrentando um problema de não abrir o giro do motor acima de 2.500 RPM. Aqui está um resumo dos procedimentos:
1. **Problema Relatado**: O cliente relata que já trocou a bobina de ignição, mas o problema persiste.
2. **Verificação com Scanner**: O mecânico utiliza um scanner para ler os códigos de falha. O scanner aponta problemas no corpo da borboleta e no sensor de temperatura.
3. **Avaliação e Diagnóstico**: O mecânico começa a avaliar o veículo e observa que o sensor de temperatura está causando o problema. Ele identifica que a tomada do sensor de temperatura está cheia de água, o que está interferindo no funcionamento do sensor.
4. **Causa da Umidade**: O mecânico explica que a causa dessa umidade é um fenômeno de capilaridade. A água de arrefecimento infiltra-se através do terminal do sensor de temperatura e, com o tempo, migra pela fiação.
5. **Solução do Problema**: A solução para o problema é a substituição do sensor de temperatura. No entanto, o mecânico também enfatiza a importância de limpar todos os contatos elétricos e a central eletrônica para remover qualquer umidade remanescente.
6. **Reparo Sem Substituição da Central**: O mecânico enfatiza que, neste caso, não foi necessário substituir a central eletrônica do veículo. Limpar os contatos e substituir o sensor de temperatura resolveu o problema.
7. **Teste do Reparo**: Após os procedimentos, o mecânico demonstra que o problema foi resolvido. O motor agora acelera normalmente, sem restrições.
O vídeo destaca a importância da atenção aos detalhes e da investigação minuciosa ao enfrentar problemas elétricos e eletrônicos nos veículos. No caso deste Citroen C3, a umidade causou uma interferência no sensor de temperatura, afetando o desempenho do motor. Portanto, a troca do sensor e a eliminação da umidade foram essenciais para solucionar o problema.
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