28-10-2023, 19:47:22
**Modelo da moto:** GF 125 Kasinski, ano 2001
**Problema:** A moto está sem centelha elétrica na vela de ignição, o que impede que ela funcione.
**Solução passo a passo:**
1. **Verificação Inicial:** O mecânico relata que a moto foi trazida porque não há centelha elétrica na vela de ignição, apesar de algumas verificações terem sido feitas. Para resolver o problema, ele começa com uma análise do sistema de ignição.
2. **Verificação do Estator:** O estator é um componente crítico no sistema de ignição. O mecânico examina as conexões e fios relacionados ao estator, incluindo os da bobina de faísca e da bobina de pulso.
3. **Testes de Resistência:** O mecânico realiza testes de resistência para a bobina de faísca e a bobina de pulso. A resistência da bobina de faísca deve estar na faixa de 300 a 700 ohms, enquanto a bobina de pulso deve estar entre 80 a 120 ohms. Ambas as bobinas passam nos testes de resistência.
4. **Teste de Pico de Voltagem:** O próximo passo é realizar testes de pico de voltagem. O mecânico pedala a moto e mede a voltagem gerada no estator. O valor deve ser superior a 100 volts. Ele obteve resultados adequados para a voltagem gerada pelo estator.
5. **Verificação do CDI:** O mecânico observa que o problema pode estar relacionado ao CDI (Ignição de Descarga Capacitiva). Ele desconecta o CDI da moto e realiza testes no conector do CDI.
6. **Testes de Continuidade e Resistência do CDI:** O mecânico verifica a continuidade entre os fios no conector do CDI. Ele também verifica a resistência primária e secundária da bobina de ignição conectada ao CDI. Os resultados mostram que o fio branco com azul, conectado à bobina de ignição, tem continuidade com o aterramento, indicando um curto-circuito.
7. **Verificação do CDI de Substituição:** O mecânico substitui temporariamente o CDI defeituoso por um CDI de uma moto compatível (Titan 2000). Ele mostra que a moto agora tem centelha elétrica quando o motor é pedalado, indicando que o CDI original está com defeito.
8. **Nota Importante:** O mecânico observa que, ao substituir o CDI, é essencial usar um CDI compatível com o avanço do estator da moto, pois o avanço é diferente para modelos diferentes.
9. **Conclusão:** O problema da falta de centelha elétrica na moto é causado pelo CDI defeituoso. A solução é substituir o CDI original da moto.
Este passo a passo ilustra o processo de diagnóstico e solução de um problema de ignição em uma moto GF 125 Kasinski de 2001, destacando a importância da compreensão dos componentes do sistema elétrico e dos testes para identificar a causa do problema. Certamente, deve-se consultar um mecânico qualificado para realizar qualquer reparo ou substituição de componentes elétricos ou eletrônicos em uma moto.
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