Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como Resolver Problemas de Carga na Honda CG 150 2004-2008 Substituindo Estator e Mag
#1
Video 


Como Resolver Problemas de Carga na Honda CG 150 2004-2008 Substituindo Estator e Magneto

Olá, amigos mecânicos! Sou o Ivan Motos, e hoje vamos aprender como solucionar o problema de descarga de bateria na Honda CG 150 ES ano 2007. Essa motocicleta está descarregando a bateria em média de 7 a 15 dias, mesmo com bateria e regulador de voltagem novos. Vamos entender o que está acontecendo e como resolver de forma definitiva.

Introdução

A Honda CG 150 modelos de 2004 a 2008 apresenta, em alguns casos, insuficiência no sistema de carga. Isso ocorre porque o estator e o magneto originais não geram corrente elétrica suficiente para manter a bateria carregada adequadamente, especialmente se houver acessórios adicionais ou uso frequente dos faróis.

Sintomas do Problema

- Bateria descarregando em poucos dias.
- Dificuldade em dar partida elétrica.
- Luzes fracas ou oscilantes.
- Sistema de carga não mantém a tensão adequada.

Ferramentas e Materiais Necessários

- Alicate amperímetro (para medir corrente elétrica).
- Multímetro digital (para medir tensão).
- Estator e magneto da Honda CG 125 Fan 2009 em diante.
- Chaves de fenda e Phillips.
- Chave de impacto ou saca-polia (para remover o magneto).
- Jogo de chaves combinadas.
- Manual de serviço da motocicleta (recomendado).

Procedimento Passo a Passo

1. Verificação Inicial do Sistema de Carga

- Ligue a motocicleta e deixe em marcha lenta.
- Com o multímetro na escala de 20V DC, conecte a ponta de prova preta no terminal negativo da bateria e a vermelha no positivo.
- Verifique a tensão da bateria em marcha lenta; deve estar em torno de 12,5V.
- Acelere a motocicleta e observe se a tensão aumenta para cerca de 14V.
- Com o alicate amperímetro na escala de 0 a 20A AC, meça a corrente que sai do estator para o regulador retificador.
- Se a corrente não atingir pelo menos 7 a 8 amperes ao acelerar, o sistema de carga está insuficiente.

2. Identificação da Causa

- Mesmo com o regulador retificador e bateria novos, a baixa geração de corrente indica que o problema está no estator e no magneto.
- Os componentes originais da CG 150 podem não suprir a demanda elétrica necessária.

3. Preparação para Substituição

- Desligue a motocicleta e desconecte o cabo negativo da bateria por segurança.
- Remova a carenagem lateral esquerda para acessar o conjunto do estator e magneto.
- Drene o óleo do motor se necessário (alguns modelos exigem).

4. Remoção do Magneto e Estator Originais

- Utilize a chave de impacto ou saca-polia para remover o magneto.
- Desconecte os cabos do estator.
- Retire o estator antigo do alojamento.

5. Instalação do Estator e Magneto da CG 125 Fan 2009 em Diante

- Instale o novo estator no lugar, fixando com os parafusos adequados.
- Posicione o magneto novo no eixo e fixe-o corretamente.
- Reconecte os cabos do estator ao chicote elétrico da motocicleta.

6. Verificação e Teste do Novo Sistema de Carga

- Reinstale a carenagem lateral.
- Reconecte o cabo negativo da bateria.
- Ligue a motocicleta e repita os testes com o multímetro e alicate amperímetro.
- Verifique que a tensão na bateria em marcha lenta esteja em torno de 13V e ao acelerar atinja 14,5V.
- A corrente medida pelo alicate amperímetro deve estar entre 7 a 8 amperes ao acelerar, indicando que o sistema de carga está funcionando corretamente.

Explicação Técnica

- O estator e magneto da CG 125 Fan 2009 em diante possuem um design aprimorado que permite gerar maior corrente elétrica.
- Isso resolve a deficiência dos modelos originais da CG 150 entre 2004 e 2008, que não conseguem suprir adequadamente o sistema elétrico da moto.
- A substituição desses componentes aumenta a eficiência do sistema de carga, evitando que a bateria descarregue prematuramente.

Dicas Importantes

- Sempre utilize peças de qualidade e compatíveis com o modelo da motocicleta.
- Verifique se os conectores e cabos estão em bom estado e bem conectados.
- Consulte o manual de serviço para torque correto dos parafusos e procedimentos específicos.
- Após a substituição, monitore o sistema de carga regularmente para garantir que o problema foi resolvido.

Conclusão

A troca do estator e magneto originais da Honda CG 150 2007 pelos componentes da CG 125 Fan 2009 em diante é uma solução eficaz para problemas de carga insuficiente. Essa alteração melhora significativamente a geração de corrente elétrica, garantindo o funcionamento adequado do sistema elétrico e aumentando a vida útil da bateria.

Espero que esta explicação tenha sido útil. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Como Realizar a Reparação do Estator da Honda CB 300 e XRE 300 admin 0 220 28-10-2024, 16:07:39
Última Mensagem: admin
Video Como Desmontar o CVT da Honda PCX 150 2014 - Ivan Motos Show admin 0 223 26-10-2024, 13:36:54
Última Mensagem: admin
Video Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga admin 0 227 18-10-2024, 17:33:34
Última Mensagem: admin
Video HONDA CB 300 2009 - SOLUCIONANDO PROBLEMAS DE CARGA DA BATERIA (PASSO A PASSO) admin 0 280 09-10-2024, 20:16:10
Última Mensagem: admin
Video Como Trocar a Lâmpada do Stop da Honda BIZ 110i 2020: Dois Métodos Simples admin 0 316 01-10-2024, 11:12:35
Última Mensagem: admin
Video Como Testar a Válvula Termostática da Honda PCX 150 2014: Guia Completo admin 0 287 29-09-2024, 13:32:54
Última Mensagem: admin
Video Como Trocar o Líquido de Arrefecimento na Honda PCX 150 2014 admin 0 526 08-09-2024, 20:22:00
Última Mensagem: admin
Video Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo admin 0 286 08-09-2024, 12:20:14
Última Mensagem: admin
Video Como fazer o teste de corrente elétrica no estator da PCX 150 2014(alicate Amperimetr admin 0 376 19-08-2024, 19:47:45
Última Mensagem: admin
Video Como Fazer Teste Resistência, Voltagem e Corrente do Estator da PCX 150 2014 Honda admin 0 472 11-08-2024, 12:59:43
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)