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Audi A3 1.8 T - Motor não funciona.
#1
Livro - PDF 
Solução para o Motor Não Funcionar no Audi A3 1.8 T – Diagnóstico e Reparo do Fio Rompido no Relé da Bomba de Combustível

Hoje, vamos discutir um problema comum no Audi A3 1.8 Turbo, ano 2000, onde o motor não funciona devido a uma falha no sistema de alimentação de combustível. Este tipo de problema pode ser desafiador para diagnosticar porque envolve a fiação elétrica oculta. Vamos entender como identificar a causa raiz e realizar o reparo corretamente para garantir o funcionamento do motor.

Problema: Motor Não Funciona

Modelo Afetado:
- Audi A3 1.8 T, ano 2000, com sistema de injeção Bosch M 3.8.2

Sintoma Observado:
- O motor não liga. O veículo não apresenta sinais de falha elétrica óbvios e não foi utilizado um scanner de diagnóstico para identificar falhas de código na Unidade de Controle Eletrônico (U.C.E.).

Histórico do Problema:
- A bomba elétrica de combustível não estava funcionando, impedindo o motor de ligar.
- Durante o teste com um voltímetro, verificou-se que não havia alimentação de 12V chegando à bomba de combustível a partir do relé correspondente.
- Fusível F28 de 15A: Verificado e em boas condições.
- Relé da Bomba de Combustível: Testado e em boas condições. O relé está localizado abaixo da coluna de direção, junto ao relé da buzina, sendo necessário remover a capa para acessá-lo.

Diagnóstico: Fio do Pino 87F do Relé da Bomba Rompido Internamente

Causa Identificada:
- Após a verificação dos componentes básicos do sistema de alimentação de combustível, descobriu-se que o problema estava no fio do pino 87F do relé da bomba de combustível. Esse fio estava rompido internamente atrás da placa de relés.

- Desafios no Diagnóstico: Durante o teste de continuidade com o multímetro, o sinal aparecia como "ok" porque, ao colocar a ponta de prova do multímetro no terminal, o fio restabelecia temporariamente o contato. Esse tipo de problema intermitente pode ser muito difícil de identificar e requer uma inspeção visual cuidadosa e testes adicionais.

Solução: Reparo do Fio do Pino 87F do Relé da Bomba de Combustível

Passo a Passo para Resolver o Problema:

1. Ferramentas Necessárias:
- Multímetro: Para testes de continuidade e verificação da tensão de alimentação.
- Chave de Fenda e Alicate de Corte: Para remover a capa da coluna de direção e acessar o relé da bomba de combustível.
- Fita Isolante e Conector de Emenda: Para reparar e proteger o fio danificado.
- Ferro de Solda e Estanho: Para soldar a conexão do fio rompido, se necessário.
- Luvas e Lanterna: Para segurança e melhor visibilidade na área de trabalho.

2. Acesso ao Relé da Bomba de Combustível:
- Localize o relé da bomba de combustível na caixa de relés abaixo da coluna de direção. Remova a capa da coluna de direção utilizando uma chave de fenda ou chave específica, conforme necessário.

3. Inspeção Visual dos Fios e Conectores:
- Verifique visualmente todos os fios conectados ao relé da bomba de combustível, especialmente o fio do pino 87F. Procure sinais de desgaste, isolamento quebrado, cortes ou queima que possam indicar um rompimento interno.

4. Teste de Continuidade e Identificação do Fio Rompido:
- Use um multímetro para testar a continuidade do fio do pino 87F. Esteja ciente de que, como mencionado, o contato pode ser restabelecido temporariamente ao pressionar o fio, então movimente o fio levemente enquanto realiza o teste para verificar se há alguma interrupção intermitente.

5. Reparo do Fio Rompido:
- Identifique o ponto exato do rompimento no fio. Pode ser necessário remover parte do isolamento para encontrar o dano.
- Se o rompimento for encontrado, corte a parte danificada do fio. Em seguida, use conectores de emenda ou faça uma solda com ferro de solda e estanho para reconectar as duas extremidades do fio.
- Após o reparo, isole a área com fita isolante de alta qualidade ou utilize termo retrátil para uma proteção duradoura.

6. Reposicionamento e Fixação dos Fios:
- Após o reparo, certifique-se de que todos os fios estejam devidamente posicionados e fixados para evitar contato com superfícies metálicas ou partes móveis que possam danificá-los novamente.

7. Teste do Sistema de Combustível:
- Recoloque o relé da bomba de combustível e a capa da coluna de direção.
- Ligue a ignição e verifique se a bomba de combustível está funcionando corretamente e se o motor dá partida. O motor deve funcionar sem problemas, indicando que a alimentação de combustível foi restabelecida.

Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro

- Manutenção Regular dos Fios e Conectores: Durante as inspeções de manutenção regular, verifique o estado dos chicotes elétricos, especialmente aqueles que passam por áreas de vibração ou estão próximos a superfícies quentes.
- Use Ferramentas de Diagnóstico Adequadas: O uso de ferramentas de diagnóstico, como um scanner automotivo, pode ajudar a identificar rapidamente problemas relacionados à alimentação elétrica e falhas de componentes.
- Cuidado ao Manipular os Chicotes Elétricos: Ao realizar trabalhos próximos ao chicote de relés e componentes eletrônicos, evite puxar ou forçar os fios, pois isso pode causar danos internos não visíveis.

Conclusão

O problema de motor não funcionar no Audi A3 1.8 T 2000, devido a um fio rompido no pino 87F do relé da bomba de combustível, pode ser solucionado com uma inspeção cuidadosa e o reparo adequado do chicote elétrico. Para um mecânico, entender como realizar um diagnóstico preciso e utilizar as ferramentas corretas é fundamental para resolver problemas elétricos complexos de maneira eficaz e evitar danos recorrentes.
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