Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CORSA 1.0 MPFI – MOTOR FUNCIONA SOMENTE COM 2 CILINDROS
#1
Livro - PDF 
Diagnóstico de Falha no Chevrolet Corsa 1.0 MPFI: Motor Funcionando em Apenas 2 Cilindros

No Chevrolet Corsa 1.0 com sistema de injeção multiponto (MPFI), um problema sério pode ocorrer quando o motor está funcionando apenas em dois cilindros, afetando drasticamente o desempenho do veículo. Este tipo de falha pode enganar o mecânico se não for investigada corretamente. A seguir, vamos entender o que causa essa falha e como corrigi-la de maneira eficaz.



Entendendo o Problema: Motor Funciona Somente com 2 Cilindros

Quando um motor de quatro cilindros, como o do Chevrolet Corsa 1.0 MPFI, está operando apenas com dois cilindros, é sinal de que algo está impedindo a ignição ou a injeção de combustível de funcionar corretamente nos outros dois cilindros. Normalmente, uma falha como essa poderia ser atribuída a problemas nos bicos injetores, bobinas de ignição, velas ou até mesmo na Unidade de Controle Eletrônico (UCE). No entanto, neste caso, após uma verificação completa de todos os componentes do sistema de injeção e ignição, não foram encontradas falhas.

Detalhes do Caso:
  • Todo o sistema de injeção e ignição foi checado, incluindo sensores, atuadores, bobinas e bicos injetores, e nada de anormal foi identificado.
  • Uma troca de UCE foi realizada, substituindo a central original por outra de mesmo modelo, mas o problema de funcionamento em apenas dois cilindros persistiu.

Causa Provável: Aplicação Errada da Central de Injeção Eletrônica

O problema estava na aplicação incorreta da central de injeção eletrônica. A UCE instalada originalmente no veículo era de um sistema EFI (injeção eletrônica monoponto), mas o sistema do Corsa 1.0 em questão era MPFI (injeção eletrônica multiponto). A confusão aconteceu porque, quando uma possível falha na central foi considerada, a referência da central EFI foi tomada como base para substituir por outra. Como resultado, mesmo a central de substituição sendo funcional, ela era inadequada para o sistema MPFI do Corsa.

Diferenças entre as Centrais EFI e MPFI:
- EFI (Injeção Eletrônica Monoponto): Utiliza apenas um bico injetor para distribuir combustível para todos os cilindros. Este sistema é menos eficiente e não é compatível com o controle de injeção individual em cada cilindro.
- MPFI (Injeção Eletrônica Multiponto): Possui um bico injetor para cada cilindro, permitindo controle mais preciso da mistura ar-combustível. A central EFI não possui o controle necessário para operar um sistema MPFI, resultando no funcionamento apenas parcial do motor.

Conclusão: A central EFI foi instalada em um sistema MPFI por engano, resultando na falha de dois cilindros.



Solução: Substituição Correta da Central de Injeção Eletrônica

Para resolver o problema, é necessário substituir a central de injeção eletrônica incorreta por uma adequada ao sistema MPFI. Segue o procedimento para garantir que o problema seja corrigido de forma correta:

Ferramentas Necessárias:
  • Chave de catraca e soquetes: Para remover a central de injeção eletrônica.
  • Scanner automotivo: Para verificar o funcionamento da nova central e realizar possíveis ajustes.
  • Manual de serviço do Chevrolet Corsa: Para garantir que a central correta seja utilizada e para seguir as especificações de instalação.

Procedimento para Substituição da Central de Injeção:
  1. Identificação da Central Correta: Verifique o número de série e as especificações da UCE compatível com o sistema MPFI do Corsa 1.0. Utilize o manual de serviço para confirmar a referência correta.
  2. Remoção da Central Incorreta: Desconecte a bateria do veículo. Use a chave de catraca e soquetes para remover os parafusos que fixam a UCE ao suporte. Desconecte os conectores da central EFI incorreta.
  3. Instalação da Nova Central MPFI: Conecte os conectores da nova UCE MPFI correta. Fixe-a no suporte com os parafusos e reconecte a bateria.
  4. Teste do Sistema com o Scanner Automotivo: Conecte o scanner automotivo à porta OBD-II do veículo e verifique se a nova UCE está funcionando corretamente. Faça um teste de partida e verifique se o motor opera em todos os quatro cilindros.



Comentário Adicional:

Este caso ilustra a importância de uma boa comunicação com o cliente e de uma investigação detalhada sobre a origem de qualquer problema antes de substituir peças. A aplicação errada de peças é um erro comum e pode levar a diagnósticos incorretos. Certifique-se sempre de que a peça que está sendo instalada é a correta para o modelo e o sistema específico do veículo.

Ao lidar com problemas de diagnóstico, a verificação minuciosa das especificações e referências das peças é fundamental para evitar retrabalho e garantir a satisfação do cliente.

Conclusão: Com essas informações, os aprendizes de mecânica podem entender a importância de identificar corretamente as peças e componentes de um veículo para evitar falhas de diagnóstico e garantir um reparo eficaz.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Corsa Sedan 1.4 Econoflex Revisão E Falha no Motor Ao Acelerar. admin 0 681 26-02-2024, 08:34:35
Última Mensagem: admin
Video Corsa Com Motor Falhando, defeito no Bico Injetor? Teste da Bomba de Combustível. admin 0 601 30-01-2024, 19:56:04
Última Mensagem: admin
Video Corsa 1.0 Fraco Ao Acelerar Muitas Dicas Pode Ser Este O defeito do Seu Carro! admin 0 796 02-11-2023, 11:17:11
Última Mensagem: admin
Video Corsa Flexpower mudando AF admin 0 2.255 03-05-2021, 13:30:55
Última Mensagem: admin
Video Corsa perdendo aceleração Sr.Big 0 2.274 01-06-2020, 17:14:32
Última Mensagem: Sr.Big
Video GM Corsa 1.0 Motor Falhando Diag Osciloscopio Hantek 6254BE Sr.Big 0 1.902 01-06-2020, 17:12:15
Última Mensagem: Sr.Big
Video Montagem do cabeçote do Corsa 1000 Sr.Big 0 1.788 01-06-2020, 16:59:50
Última Mensagem: Sr.Big
Video Corsa entrando água no cilindro. Sr.Big 0 1.919 01-06-2020, 16:58:45
Última Mensagem: Sr.Big
  Veiculo com corte de ignição - Corsa 1.0 Flex 09 Sr.Big 0 1.573 01-06-2020, 16:37:28
Última Mensagem: Sr.Big
  O motor girava e não entrava em funcionamento - Corsa Classic Sr.Big 0 1.575 01-06-2020, 16:36:09
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)