Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Posso usar a bobina do Vectra para eliminar o distribuidor?
#1
Video 
Respostas a perguntas sobre porque não se deve usar a bobina do Vectra para eliminar o distribuidor. O vídeo mostra o comportamento da corrente e do tempo de carga da bobina devido a diferença de indutância do enrolamento primário e suas prováveis consequências.
pessoal bem-vindos ao canal estou aqui com algumas para respostas algumas consultas algumas nenhum pouco antigas com relação a bobina do Vectra módulo Hall proporcionou uma ajuda não recomendação vou proporcionar uma ajuda dando resposta para algumas questões que me fizeram a questão e já tem aí vídeo sobre a bobina do Gol m i q e comentários dezenas centenas de comentários de que dá e não dá certo Vou colocar aqui algumas questões para clarear um pouco mais esse assunto porque parece que muita gente ainda tem dúvida em relação a isso a insistência usar é um problema de cada um Engenheiro com seu projeto eu vejo chance de ter problema eu digo não faça e é o caso da bobina do Gol m i quem faz tem que ter tudo sobre controle assumir as responsabilidades dos cargos por funcionar bem ou mal a mesma coisa digo com a bobina do Vectra eu não recomendo Claro que eu não recomendo porém vou fazer um teste aqui colocar em evidência coisas ocultas que o pessoal me questiona e fala me faça o teste e eu quero que você faça o teste para eu ver então eu vou fazer um teste como sendo os olhos de vocês para vocês verem o que é que acontece daí para frente quem decide fazer é problema exclusivo dele Então vamos lá uma dica importante este módulo possui limitador de corrente se acomodar ao primário da bobina então a coisa mais importante para este módulo é a resistência do primário da bobina na verdade seria a indutância do primário Mas vamos chamar assim e de resistência vamos se basear pela resistência elétrica assistência elétrica resistência ôhmica dos enrolamentos quanto mais próximo possível do original da bobina original para este módulo tem a chance de ser a bobina mais adequada mais ajustada ao módulo uma situação dessa aqui bobina por volta de 7 amperes uma resistência de 0,68 Once aproximadamente o valor desta bobina dizer quanto mais próximo de 0 68 11 mais próximo da indutância real da bobina e mais chance da bobina ser adequada para o sistema então avaliação primária que faço se uma bobina pode funcionar bem com o sistema é medir a sua resistência e ver se ela tem a resistência compatível a bobina original então eu vou fazer aqui curtir cuidamos a ponta do instrumento e eu tenho lá um valor de 01 residual tenho que descontar isso da minha medição 0,1 agora vou fazer a medição da bobina e tenho aqui 0,9 - 0,10 vírgula oito residual 0,2 já mudou é difícil medir resistência baixa com o instrumento vou dar uma dica sobre mim de como medir resistência Então eu tenho que descontar 02 agora medindo novamente 09 - 0,2 0,7 a bobina tem aproximadamente 0,71 medir a bobina do Vectra amor eu não tenho que a bobina do Vectra Mas tem uma bobina similar à do Vectra com a resistência primária similar Então vamos medir aqui bobina número 1 06 -0,2 Vou conferir novamente a ponta do multímetro 0,2 tenho que restar e 0,2 06 - 0,2 0,4 a outra bobina Então essa é uma e esta é outra 0,60 vírgula 4 as duas é a soma 0,20 vírgula oito na ponta novamente então aqui eu tenho por volta de 0,8 e aqui eu tenho por volta de 0,7 esses valores não são precisos já que o multímetro não te dá esta condição mas é aproximadamente podemos perceber que esta bobina tem uma resistência mais baixa tanto resistência mais baixa a corrente tende a ser mais alto resistência mais alta a corrente tende a ser mais baixa então estamos falando de tendências agora vou fazer a ligação então como eu fiz essa ligação liguei aí o meu simulador ao módulo House então tô fazendo uma condição bem real ou seja com sensor ral como segurado distribuidor negativo da bobina tanto faz eu colocar um outro porque o que fazem no Vectra Exatamente isso colocar as duas bobinas em série e essa é uma resposta que eu devo a Wood's on Hudson me disse eu posso usar um módulo para controlar duas bobinas poder pode como eu respondia Hudson então eu tenho um módulo de ignição pilotando duas bobinas como é que eu posso fazer isso então é a solução que deram lá no Vectra o distribuidor com a bobina do Vectra Esta é uma bobina e esta é outra o que que fizeram ligaram as duas extremidades os dois pinos de controle da bobina Será que o pino Central que é comum para as duas bobinas como ligação série para as duas bobinas Então agora eu tenho as duas bobinas de ignição ligada em série portanto somente uma etapa de controle é necessária sigo pilotar Então as duas bobinas de ignição Mas elas vão ser pilotada ao mesmo tempo então o que quer dizer isso que vou ter 4 faíscas vamos ver assim já que essa bobina é uma bobina de dupla Faísca eu se tivesse aqui quatro velas de ignição eu teria 4 faíscas ao mesmo tempo Então vamos ligar o sistema E aí se pode comprovar quatro velas seriam aí quatro Faísca ou seja o que é a solução engenhosa que deram para eliminar o distribuidor do Vectra são desta forma de maneira que eu tenho 4 Velas ao mesmo tempo e aí não precisa do quê bom essa é a solução engenhosa que deram isso presta não recomendo Isso não presta quatro Faísca na vela ao mesmo tempo significa que um cilindro está na admissão o outro cilindro está na compressão o outro cilindro está na combustão e o outro cilindro está no Skype uma Faísca no Skype não é nada a Faísca na hora que o sistema está admitindo combustível é o grande problema uma Faísca na hora que o sistema está demitindo o combustível pode ocorrer uma centelha naquele cilindro pode ocorrer não vai ocorrer uma centelha naquele cilindro e essa mistura que está mistura que está se formando pode entrar em combustão e explodir com a válvula de admissão ainda aberta e essa combustão se propagaria para a admissão é uma situação péssima agora me ater Nas condições da bobina de ignição Então o que eu fiz aqui ver se na primeira condição a bobina de ignição funciona bem com este módulo o que eu posso fazer medições dirac do primário então fiz aqui adaptação coloquei o osciloscópio coloquei um resistor série para medir a corrente do primário atenção alimentação para 13,8 volts root no sistema de ignição o ideal eu duvido que algum carro vai ter 13,8 lá na bobina de ignição E aí os problemas aumentam mas vou fazer a condição com 13 vírgula fazer o teste Inicial nessa condição de 13,8 volts E aí o que eu vejo então Aqui nós temos com 13,8 volts como eu disse a carga primária sobre a bobina então nós temos aqui milisegundos você é um pouquinho mais de 10.000 segundos de duração da carga da bobina corrente da bobina ela chegou 246 e-mail amperes aproximadamente tá me dando 76 amperes dessa bobina de ignição aí é normal aproximadamente 77 e meio 6 e meio é razoável é normal O que é ruim nessa bobinadeira que essa bobina Originalmente ela trabalharia com 7 amperes e 3,2 milisegundo acontecendo nessa bobina ela está trabalhando com esse essa mesma corrente a corrente nominal dela mas com tempo muito mais longo 10000 segundos é ruim isso então Imagine que você vai esquentar o seu leite no microondas você coloca lá um minuto para esquentar o seu leite a temperatura ideal esquecer e deixar colocar 2 minutos no micro-ondas o que vai acontecer com o seu leite não é isso então ainda trabalha com 3 meses trabalhar aqui você começa a trabalhar com 10 m segundo ela vai superaquecer vai aquecer muito mais do que deveria poder podendo até queimar não é sua bobina que sofre com isso seu módulo também vai sofrer ele também vai superaquecer E por que ele superaquece porque a corrente é maior do que ele deveria pilotar não ele continua pilotando sete artérias e-mail que ele pilota vai ser ruim pra ele e aqui eu já volto um pouco de aquecimento mas ele não é grande coisa porque o tempo de funcionamento é pequeno o que vai acontecer aqui é que ele vai trabalhar muito mais tempo do que deveria até aqui tudo bem Nas condições originais ele pode a trabalhar inicialmente com uma com tempo de carga maior que ele suporta ele tem uma boa dissipação Caso ele não tenha uma boa dissipação ele também vai sofrer as consequências da alta temperatura Por que vai desenvolver temperatura temperatura em função do tempo longo bom isso eu tô fazendo numa rotação de marcha lenta se ler agora aumentando a rotação Olha o que temos o que está acontecendo a tendência do tempo é reduzir Então agora eu estou por volta vamos por aí por volta lá de 1800 RPM no veículo centro Vou dar mais um grauzinho aqui para facilitar a leitura corrente elétrica na bobina continua igual Lembrando que estamos com 13,8 volts é o meu tempo de carga diminuiu só um pouquinho então ainda tenho aqui 76886-996 milisegundos tando mais a rotação E aí Já percebemos mesmo com o tempo logo caindo aí para 8000 segundo a corrente começa a diminuir estou aí dois mil e 700 RPM chegando a corrente já baixou para 246 amperes tempo de carga ainda logo então eu tenho uma diminuição de corrente dessa bobina à medida que aumenta a rotação Então qual é a nossa tendência aumentando a rotação Obina tem uma resistência muito alta mesmo com um tempo longo de carga que é o máximo que esse módulo pode dar eu consigo a corrente começa a decrescer se eu já estou a r$ 100 e aí equivalente a 3000 RPM eu já tenho 6 amperes imagine eu não consigo aqui agora deixa eu chegar uma rotação maior eu tenho agora um pouco de interferência em função de mudança de fonte Vamos colocar lá e 6 amperes 180 rede o quê valia 5.000 e 400 RPM e esse é o último teste que eu vou fazer 108 O que é equivalente a 5800 RPM 5800 RPM eu estou nesta bovina agora com 4 amperes trabalhando em rotações elevadas de mim tá bonita mas ainda é um tempo de carga de e-mail 33 e 34 segundos segundo de tempo de carga o mais próximo possível do valor original dessa bobina aqui em torno de 3,23 milisegundos em altíssimas votar esta bobina estaria com o tempo de carga Entretanto a corrente da bobina não atinge o nominal o que vai para representar na bobina ferida de alta tensão então ela vai ter perda de alta tensão em alta rotação não tem prejuízo o o enrolamento da bobina porque o tempo de carga já está mais próximo do real e a corrente está baixa módulo aqui ignição o módulo de ignição nessas condução aqui tá bem quente Então eu noto que ele tem uma tendência de superaquecer e precisa de uma boa e radiação de calor então a conclusão que podemos chegar é que bobina de ignição ela tem uma sobrecarga em função do tempo de ligação em baixa rotação porém diminui a sobrecarga na bobina de ignição em altas rotações o módulo de ignição ele fica com o tempo de carga muito longo o tempo todo e portanto ele vai ter um aquecimento pode até suportar mas ainda é difícil ver são os verdadeiros prejuízo para o módulo só texto só acompanhando um veículo com uma adaptação dessa para poder dizer são as consequências as consequências para o módulo se ele realmente vai conseguir dissipador de radiador desse calor em função do tempo longo de trabalho embora não ultrapasse a corrente quando eu desço jogo de trabalho Então pessoal a tendência que nós temos aqui tendência módulo superaquecer mais do que o normal bobina de ignição aquecimento em rotações baixas trabalha trabalha em rotações ele é não representa um risco para bobina votações o risco de danos para bobina ou de aquecimento da bobina é maior então está aqui uma análise parcial e se refere a adaptação do módulo com a bobina somente isso e não vemos uma condição ideal nestas condições eu não proporia nenhuma adaptação recomendaria nenhuma adaptação agora quem fizer o uso desta se espelhe nos testes que foram feito aqui consciência de que esse módulo pode esquentar E aí aquela coisa que o pessoal fala para mim por um um ventilador aqui soprando o módulo não é uma solução técnica como uma solução técnica com todo respeito quem quiser colocar ventilar por dentro da água e conseguir manter o funcionamento uma posição particular e Respeito essa posição minha visão eu não encaro isso como solução eu encaro para mim como uma gambiarra e mal feita então aquela história tem muita gambiarra funcionando por aí e não podemos nos queixar eu não recomendo sinceramente Essa é a questão da Adapt adaptabilidade com a bobina o módulo é bobina não se adapta em função das Diferenças de resistência que vai ter aqui íons que a bobina do Vectra Pode conferir e 05 ohms cada enrolamento perfazendo um total de 11 bem superior ao 0,68 11 da bobina original que é pilotada preço de módulo agora vai ter q pilotar uma bobina de um hom e que não vai ser não vai produzir um controle compatível com a bobina como vocês puderam ver tempo de carga longo e etc pior fica a situação quando a tensão de alimentação é menor então eu vou sim agora uma tensão de alimentação de do e-mail router com 12 mil volts as condições pioram E aí podemos ver a corrente da bobina nas mesmas situações de antes mas agora com dois e meio volts e-mail router tão com dois e meio por isso eu tenho agora 10 um pouco mais de tempo de carga e uma bobina de ignição com a corrente lá nos limites anteriores isso em baixa rotação baixa rotação vivo Vamos colocar aqui o tempo certo vou colar olha marcha lenta aproximadamente na rotação de marcha lenta o meu tempo de carga consideravelmente isso na marcha lenta então ele tem eu tenho agora 5 15 milissegundo de tempo de carga e 7 amperes Então veja só como uma queda de tensão na alimentação do módulo de ignição que é perfeitamente ocorre por veículos antigos com fiação em mau estado em vendas mal feita chave de ignição defeituosa isso contribui para aumentar ainda mais o tempo que a bobina fica ligada e a chance de dar problema aumenta consideravelmente porque agora a bobina fica ligada por 15 M nesse marcha lenta e 800 RPM mil e 800 RPM a corrente eficaz 51012 meio milissegundo muito mais longo que o anterior vida que eu vou aumentando a rotação alguma r$ 100 a queda de corrente na bobina é mais acentuada então 200 400 um pouco de 5 âmperes aproximadamente estou agora com 5 âmperes a colocar a te colocar numa um ponto de referência 1700 RPM a 2700 RPM eu tenho aí 246 amperes uma corrente inferior ao que eu tinha antes com a tensão mais alta da bateria o tempo de carga da bobina é de 576 e oito milésimos de segundo dor ao que ela deveria trabalhar em termos de tempo corrente Está mais ou menos dentro do valor nominal da bobina 66 e 60 Obina sofre uma sobrecarga térmica ainda quando ocorre uma queda de tensão na alimentação do módulo E aí aquela situação porque que um carro adaptação funciona e no outro não vai aqui no outro tem problema no sistema elétrico e piora consideravelmente a circulação os problemas de aquecimento da bobina e do modo aumenta muito mais em função da deficiência da da da Alimentação os problemas serão sempre maiores Então veja quanto mais a queda de tensão vou derrubar mais a queda de tensão tô com 11 e meio Rose diminuiu a corrente isso nesta rotação Se eu colocar na marcha lenta olha como que a queda de tensão afetou o sistema só na marcha lenta agora ajuste de marcha lenta Sai agora eu estou com e-mail Gold na alimentação do módulo alimentação do módulo Vou colocar aqui bem ampliado para fazer uma leitura precisa a corrente chega a 7 amperes na bobina 76 amperes na bobina o tempo de carga subiu de 5 10 15 17 e meio milisegundo coceira intenção tensão de alimentação de 11 e meio não volte no módulo fez com que a corrente d76 pele mas precisa de um tempo de ligação de 17 e meio milissegundo como o tempo que a bobina fica ligada aumenta então é aquilo que eu falei o exemplo que eu dei se o seu leite precisa de um minuto para dar a temperatura que te agrada lá no seu microondas e você agora colocar 5 minutos perdi derramar o que pode acontecer essa é a tendência que pode acontecer no seu sistema de ignição Então quero que vocês se lembram bem disso O problema não é só a corrente está em Dominique tempo que a bobina fica ligada o tempo que o módulo fica ligado vai fazer com que ele se aqueçam mais e possam a dar problemas indicar o módulo ou danificar a bobina Então é isso que vocês devem levar em consideração são essas as tendências que existem nesse sistema bom pessoal tem uma análise parcial que se refere somente a adaptação módulo de ignição e bobina o que responde a questão do Hudson de que se eu posso comandar duas bobinas com um módulo Sim posso duas bobinas ligadas em série com um driver funciona mas nós percebemos que não há uma boa adaptação desta bobina com este módulo se eu tivesse uma bobina de 0 32 bobinas 3511 em série o módulo piloto are a corrente mais adequadamente para a bobina de ignição Mas é difícil acomodar uma bobina que não foi Projetada para este módulo esse modelo foi projetado por uma bobina que é mais antiga que tem um existe um tempo de carga mais longo que tem uma outra indutância e essa adaptação portanto é uma gambiarra que funciona mais com as suas devidas consequências tendências que eu demonstrei aqui que tenham gostado e satisfaça as perguntas que me fizeram prestigia o canal fazendo aí a sua inscrição em não tá escrito os amigos comentem o importante é consegui conhecimento técnico para poder avaliar o que se está fazendo para não passar de um leigo dizendo coisas sem levar em consideração as consequências Obrigado por acompanhar o canal
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Barulho de Tucho! troca de Tuchos E Balancin do Vectra 2.2 8v Todos Motores Gm. admin 0 120 17-02-2024, 20:04:47
Última Mensagem: admin
Video Limpeza de Bicos Será Que Precisa Fazer ? Dicas do Vectra 2.2 8 Válvulas. admin 0 112 13-02-2024, 19:36:47
Última Mensagem: admin
  Como instalar volante do Cruze no Vectra admin 0 729 18-06-2022, 12:43:35
Última Mensagem: admin
Video Montagem Cabeçote do Vectra 2.2 16v Sr.Big 0 1.402 01-06-2020, 17:07:12
Última Mensagem: Sr.Big
  Não seleciona marcha Ré (R) - Astra Vectra Zafira Sr.Big 0 1.071 01-06-2020, 16:40:45
Última Mensagem: Sr.Big
  Lâmpada de anomalia acende intermitente - Vectra 97 Sr.Big 0 1.377 01-06-2020, 16:38:36
Última Mensagem: Sr.Big
  Vectra 2.4 - computador de bordo parecia "enlouquecido" Sr.Big 0 1.042 01-06-2020, 16:32:09
Última Mensagem: Sr.Big
  Vectra B - O motor girava e não entrava em funcionamento Sr.Big 0 1.083 01-06-2020, 16:27:52
Última Mensagem: Sr.Big
  Vectra - Linha até 1996 - Motor 2.0L - Sistema Motronic M1.5.1 Sr.Big 0 2.370 01-06-2020, 16:18:39
Última Mensagem: Sr.Big
  Esquema Elétrico ABS - Vectra GT-X 2.0 8V Flexpower de 2010 em diante Sr.Big 0 1.608 01-06-2020, 15:56:08
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)