04-06-2020, 13:17:42
Marca: Fiat
Modelo: Palio
Motor: Todos com BC
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção
Fabricante: Magneti Marelli
Versão: IAW 49FB
Problema: Body computer (Computador de Bordo) entra em curto.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico do Problema:
Body computer entra em curto e inicia um processo de incêndio causa é um curto na lanterna de freio traseira após uma lavagem do veículo.
Ocorre que após a lavagem, o curto na lanterna de freio, provoca a queima do fusível 37 na caixa de fusíveis interna. Então, errôneamente, lá no lava a jato, troca-se o fusível 37 por um outro de maior capacidade.
Quando se tem sorte, após essa troca, rompe o maxifusível do vão do motor, entretanto em alguns casos, ao invés de queimar o fusível, aquece e queima o computador de bordo.
Solução Preventiva: Em caso de queima de algum fusível, nunca substituir por outro de capacidade maior. Além, é claro, de encontrar a causa da queima do fusível e solucionar o problema para que o sistema volte a funcionar normalmente.
Solução Corretiva no caso específico: Substituir o computador de bordo, juntamente com a central de fusíveis.
Modelo: Palio
Motor: Todos com BC
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção
Fabricante: Magneti Marelli
Versão: IAW 49FB
Problema: Body computer (Computador de Bordo) entra em curto.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico do Problema:
Body computer entra em curto e inicia um processo de incêndio causa é um curto na lanterna de freio traseira após uma lavagem do veículo.
Ocorre que após a lavagem, o curto na lanterna de freio, provoca a queima do fusível 37 na caixa de fusíveis interna. Então, errôneamente, lá no lava a jato, troca-se o fusível 37 por um outro de maior capacidade.
Quando se tem sorte, após essa troca, rompe o maxifusível do vão do motor, entretanto em alguns casos, ao invés de queimar o fusível, aquece e queima o computador de bordo.
Solução Preventiva: Em caso de queima de algum fusível, nunca substituir por outro de capacidade maior. Além, é claro, de encontrar a causa da queima do fusível e solucionar o problema para que o sistema volte a funcionar normalmente.
Solução Corretiva no caso específico: Substituir o computador de bordo, juntamente com a central de fusíveis.