05-06-2020, 13:29:16
Marca: Fiat
Sistema: Injeção
Modelo: Uno
Fabricante: Uno
Motor: 1.0 8V Fire
Versão: IAW-4AF
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Problema: Mal cheiro no catalisador.
Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda.
Histórico/Causa do Problema:
O veículo expelia forte odor pelo escape após sair da revisão
A princípio, como havia feito limpeza química nos bicos injetores suspeitamos de contaminação do catalisador pelo solvente de limpeza utilizado.
A luz de injeção não acendia, mas na análise com o scanner acusava falha na sonda lambda.
Ao testarmos o chicote da sonda concluímos que não chegava positivo na resistência de aquecimento pois estava “faltando” o fusível F32, possivelmente removido durante a última revisão.
Na falta do fusível F32 deixa também de ser alimentada a eletroválvula de purga do canister que passa a ficar "encharcado", porém, o que causa o mal cheiro é o fato da sonda lâmbda deixar de trabalhar corretamente.
Colocamos o fusível faltante (15A) e voltaram a funcionar a sonda lambda e a eletro-vávula de purga do canister, desaparecendo o mal cheiro.
Solução:
Colocação do fusível F32 de 15A faltante.
Sistema: Injeção
Modelo: Uno
Fabricante: Uno
Motor: 1.0 8V Fire
Versão: IAW-4AF
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Problema: Mal cheiro no catalisador.
Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda.
Histórico/Causa do Problema:
O veículo expelia forte odor pelo escape após sair da revisão
A princípio, como havia feito limpeza química nos bicos injetores suspeitamos de contaminação do catalisador pelo solvente de limpeza utilizado.
A luz de injeção não acendia, mas na análise com o scanner acusava falha na sonda lambda.
Ao testarmos o chicote da sonda concluímos que não chegava positivo na resistência de aquecimento pois estava “faltando” o fusível F32, possivelmente removido durante a última revisão.
Na falta do fusível F32 deixa também de ser alimentada a eletroválvula de purga do canister que passa a ficar "encharcado", porém, o que causa o mal cheiro é o fato da sonda lâmbda deixar de trabalhar corretamente.
Colocamos o fusível faltante (15A) e voltaram a funcionar a sonda lambda e a eletro-vávula de purga do canister, desaparecendo o mal cheiro.
Solução:
Colocação do fusível F32 de 15A faltante.