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GOL 1.0 Mi 8V - SISTEMA MOTRONIC MP 9.0 - MARCHA LENTA OSCILANDO OU MUITO ACELERADO.
#1
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Resolvendo o Problema de Marcha Lenta Oscilando ou Muito Acelerada no VW Gol 1.0 Mi 8V com Sistema Motronic MP 9.0

No VW Gol 1.0 Mi 8V com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP 9.0, um problema comum é a marcha lenta oscilando ou o motor ficando muito acelerado. Uma causa específica para isso é o dano ou falta do anel de vedação na base do corpo de borboleta. Este problema frequentemente surge após a execução de serviços no cabeçote ou após a limpeza do corpo de borboleta.



Problema: Marcha Lenta Oscilando ou Muito Acelerada

Quando a marcha lenta está instável, oscilando ou o motor se mantém muito acelerado, mesmo sem o acionamento do acelerador, é importante verificar componentes e vedações que possam afetar a entrada de ar e a mistura de ar-combustível.

Observações Importantes:
  • Ao retirar o jumper de ajuste do ponto, a rotação sobe a mais de 2000 RPM, o que não é normal.
  • É normal que a rotação de marcha lenta suba para 1200 RPM ao retirar o jumper de ajuste do ponto de ignição, mas não acima disso.
  • A causa pode estar relacionada ao anel de vedação na base do corpo de borboleta, que pode estar danificado ou ausente.



Causa Identificada: Anel da Base do Corpo de Borboleta Danificado ou Ausente

A causa do problema foi identificada como um anel de vedação danificado ou faltando na base do corpo de borboleta. Este anel de vedação é crucial para evitar entradas de ar falso, que podem afetar a mistura ar-combustível e resultar em uma marcha lenta irregular ou uma aceleração excessiva.

Como o Anel de Vedação Afeta a Marcha Lenta do Motor?
- A falta ou dano no anel de vedação permite que o ar entre no motor sem passar pelo corpo de borboleta, resultando em uma leitura incorreta pelos sensores de posição da borboleta e massa de ar.
- Isso leva a um aumento na rotação de marcha lenta, que pode ser percebida ao retirar o jumper de ajuste do ponto, subindo para além dos 2000 RPM, em vez dos normais 1200 RPM.



Solução: Verificação e Substituição do Anel de Vedação na Base do Corpo de Borboleta

A solução envolve a verificação do estado do anel de vedação e sua substituição, se necessário, para garantir que não haja entrada de ar falso.

Passos para Verificar e Substituir o Anel de Vedação:
  • Desligar a Bateria: Desconecte o cabo negativo da bateria para garantir a segurança durante o procedimento de desmontagem.
  • Remover o Corpo de Borboleta: Localize o corpo de borboleta no coletor de admissão. Desconecte as mangueiras, cabos e conectores elétricos. Remova os parafusos que prendem o corpo de borboleta e retire-o com cuidado.
  • Verificar o Anel de Vedação na Base do Corpo de Borboleta: Inspecione o anel de vedação na base do corpo de borboleta para verificar se está danificado, desgastado ou ausente. O anel deve estar em boas condições e ajustado corretamente.
  • Substituir o Anel de Vedação, se Necessário: Se o anel estiver danificado ou ausente, substitua-o por um novo. Certifique-se de que o novo anel seja compatível com o modelo do veículo e que esteja bem encaixado na base do corpo de borboleta.
  • Reinstalar o Corpo de Borboleta: Recoloque o corpo de borboleta no coletor de admissão e fixe-o com os parafusos. Reconecte todas as mangueiras e conectores elétricos.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se a marcha lenta está estável e se a rotação não está subindo excessivamente ao retirar o jumper de ajuste do ponto.



Comentário Adicional:

Este caso demonstra como um pequeno componente, como o anel de vedação na base do corpo de borboleta, pode causar problemas significativos na marcha lenta e no controle da aceleração. É fundamental sempre verificar todos os componentes durante a manutenção para garantir que tudo esteja em perfeito estado e montado corretamente.

Ao realizar serviços de limpeza ou manutenção no corpo de borboleta, sempre verifique a condição e a presença de todas as vedações e componentes críticos para evitar problemas de marcha lenta e de controle de aceleração.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de marcha lenta oscilante ou de alta rotação em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 Mi 8V com sistema Motronic MP 9.0, assegurando um funcionamento eficiente e seguro do motor.
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