19-06-2020, 17:35:33
Sistema: Sistema de injeção Marelli 4 BV
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: O motor apresentava perda ocasional do A/F
Veículo: Gol 1.0 Flex
Componente: Sensor MAP
Causa: O sensor MAP estava com defeito
Procedimentos e solução: Esse veículo, eventualmente, mesmo abastecido com gasolina, alternava o reconhecimento do combustível para o álcool. Verificamos o sinal do sensor de oxigênio e estava correto. Verificamos o sistema de alimentação, ignição e o sinal do nível da boia. Também estavam corretos. O módulo ECM havia sido trocado em outra oficina e o problema persistiu. Resolvemos desligar o conectar do sensor MAP para que o módulo de comando entrasse na estratégia "[fade]Recovery[/fade]" (reconstrução do sinal). Deixamos o MAP desligado e pedimos ao cliente, acostumado com a falha, que acompanhasse o comportamento do veículo por mais tempo.
Percebemos que ele já estava ansioso com o problema e falava em vender o veículo o quanto antes. Após alguns dias o cliente voltou e nos relatou que o defeito havia sumido. Trocamos o sensor MAP por outro original, com aplicação correta para o motor.
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: O motor apresentava perda ocasional do A/F
Veículo: Gol 1.0 Flex
Componente: Sensor MAP
Causa: O sensor MAP estava com defeito
Procedimentos e solução: Esse veículo, eventualmente, mesmo abastecido com gasolina, alternava o reconhecimento do combustível para o álcool. Verificamos o sinal do sensor de oxigênio e estava correto. Verificamos o sistema de alimentação, ignição e o sinal do nível da boia. Também estavam corretos. O módulo ECM havia sido trocado em outra oficina e o problema persistiu. Resolvemos desligar o conectar do sensor MAP para que o módulo de comando entrasse na estratégia "[fade]Recovery[/fade]" (reconstrução do sinal). Deixamos o MAP desligado e pedimos ao cliente, acostumado com a falha, que acompanhasse o comportamento do veículo por mais tempo.
Percebemos que ele já estava ansioso com o problema e falava em vender o veículo o quanto antes. Após alguns dias o cliente voltou e nos relatou que o defeito havia sumido. Trocamos o sensor MAP por outro original, com aplicação correta para o motor.