Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como funciona a CDI de moto, simulador simples
#1
Video 
Descrição do funcionamento da ignição CDI de corrente alternada para moto através de um circuito simulador simples.
eletroeletrônica automotiva olá bem-vindos ao canal não vou comentar alguma coisa sobre bobinas de ignição e módulos CDI de motos na verdade eu não sou realista nessa área tenho receber tenha recebido algumas perguntas testador de bobinas como testar a bobina de motos alguém chegou a comentar se de usar uma CDI na no carro se poderia utilizar uma CDI no carro e eu tô aqui fazendo alguns estudos umas peças que eu consegui com meu sobrinho lá da café motos de Americana e cheguei à conclusão que breve ainda né porque tô desenvolvendo todo estudo conclusão que essas bobinas de ignição são de baixa potência para ser utilizada em veículos som de potência mais inferior também por algumas razões alguns com avanço mesmo os que não tem avanço também não são adequados para usar em veículo então respondendo aí a quem me consultou que eu não me lembro agora o tempo não dá utilizar módulo CDI Veículos tema uma ignição capacitiva de descarga capacitiva até montei aqui um modelinho simular é essa de uma forma mais didática pessoal isso não é um projeto é um simulador para que nós entendamos como funciona um CDI ou como funciona uma bobina de ignição de moto basicamente eu vou riscar aqui um circuito e Sistemas osso internamente um diodo juntamente após esse diodo como nós estamos vendo aqui ele tem um capacitor um capacitor de alta tensão e a saída desse capacitor ligado na bobina de ignição como nós estamos vendo aqui este circuito é um simulado mas Nas condições reais então eu tenho aqui a bobina de ignição que tem a carcaça dela tá massa como nós estamos vendo aqui basicamente circuito de diodo e capacitor lá no no a bobina dentadura do CDI de corrente alternada nós temos lá um gerador uma bobina geradora tem nada que manda corrente para este diodo essa corrente elétrica é uma tensão de alta tensão a faixa de 300 400 volts dependendo do sistema internamente no módulo nós temos aqui um sistema de chaveamento controlado obviamente pela bobina censura ou a bobina de pulso sensor da bobina Então essa bobina captadora impulsora ela gera um sinal no momento de disparar centelha isso aqui e fecha esse circuito quando fecha esse circuito capacitor descarrega a alta tensão de 300 400 volts na bobina e gera a faísca mais ou menos essa concepção de sistema para fazer essa eu usei aqui um transformador comum de baixa potência vai receber uma alimentação de 12 volts de corrente contínua e vai através desse transistor este resistor gerar uma alta tensão ligar este capacitor então para terem uma ideia tô ligando aí eu tenho aqui negativo do transistor ligado no emissor transistor tip31c o coletor do transistor ligado na saída do transformador que é um transformador de 6 volts + 6 então Tap Central aqui ó Central esse lado da 6 volts de corrente alternada e desse outro lado da 6v então este sai esta saída do táxi lado do táxi ligado ao coletor também é a saída de alta tensão para carregar o capacitor Então eu tenho aqui os pulsos de corrente alternada que será transformado em corrente contínua retificada que por esse diodo e irá carregar o capacitor em série com a bobina a carga do capacitor não a centelhamento descarga eu vou usar que o negativo euzinha aqui que fechando a massa assar a massa para Luzia descarga do vou fazer com esse pedacinho de fio vou fazer esta ligação eaq 16 Volts eu estou ligando um resistor de 2,2 kg do transistor que o fio branco ligado na base do transistor bom com isso eu consegui um modelo para gerar a alta tensão eu consigo fazer esse essa bobina aqui gerar 200 300 volts para carregar o capacitor edição então para se ter uma ideia Essa é a condição eu tenho aqui na entrada , 67 volts fila na saída aqui do transformador que já está funcionando eu tenho 190 volts Então veja a partir de 11 volts eu gerei uma tensão de cerca de 180 volts para carregar esse capacitor não tenho centelha na vela ela não está centelhando se eu descarregar esse capacitor ela gera a centelha então lá descarregando capacitor cada toque que eu dou aqui eu descarrega o capacitor no primário da bobina se conhece essa descarga do capacitor é praticamente um curto-circuito no primário da bobina e ele gela lá a alta tensão novela detalhe tô aqui um pouco mais escuro para enxergar E realçando ali a posição da vela encostei tirei encostando vai dar descarga agora gostando encostando kkk Então tá aí esquema para demonstrar o funcionamento dos CDI meninas de moto então esse sistema como eu disse ignição de descarga capa ela precisa armazenar capacitor eu estou usando aqui um capacitor de 400 volts 2,2 microfarad ela precisa armazenar energia de alta tensão nesse capacitor e quando vem o pulso da bobina de pulso a bobina captadora um scr chave fechando um curto capacitor amassa atenção armazenada no capacitor descarrega através do primário da bobina então nós temos uma descarga aqui de 200 300 400 ver como nós iremos ak200 aproximadamente no caso e essa alta tensão é transformada pelas espiras secundária mais alta para dar a centelha bom pessoal por eu tô ainda numa fase de estudos aprofundando um pouco mais nesses assuntos de bobinas de ignição de moto já pude comprovar que dá para testar ignição no pulsador de bobina mas no módulo tradicional testando aí com aquele gerador Isaac que ele pulsador e Zack e o transistor eu não coloquei proteção suficiente para o sistema suportar e acabou queimando o transistor pulsador pulsador não houve problema aquele pulsador esac não tem proteção suficiente para suportar o alta tensão primária Devido a forma que ligada essa bobina atenção primária muito elevada que danifica o transistor teria que colocar mais proteção para poder suportar não precisa modificações a ideia aqui é trabalhar no sistema original eu ainda vou fazer mais testes bobinas de moto essas do sistema de corrente alternada nas bobinas de ignição do CDI de corrente contínua Creio que não vai ter problema preciso conseguir mais uma bobina vou conseguir lá com meu sobrinho e ver se nós conseguimos alguns textos mais profundos e aí eu divulgo numa próxima vez no momento é mostrar como funciona descarga capacitiva ignição capacitiva então aqui está demonstrado esse transformador para simular já que não tem que vai lá ter o seu gerador de corrente alternada então substituído por um transformador aqui que consegue gerar alta tensão suficiente para carregar o capacitor e conseguir esse tá bobina Espero que tenham gostado que aí os seus comentários agradeço a participação de vocês vocês com os amigos e a inscrição no no canal as suas informações com frequência Muito obrigado até a próxima
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Moto sem funcionar (JET 50 cc) , SHINERAY admin 0 15 20-04-2024, 19:29:57
Última Mensagem: admin
Video Teste do Tci com Qdb-2a , Simulador de Sinal tci da Moto Super 50 admin 0 217 02-02-2024, 20:48:45
Última Mensagem: admin
Video Como Limpar Terminais Elétricos de Moto e Carros admin 0 183 05-12-2023, 11:49:54
Última Mensagem: admin
Video Podcast Moto Sem Segredo Ep 01 - como Sair do Zero e Iniciar Sua Primeira Moto Peças admin 0 155 19-11-2023, 15:12:48
Última Mensagem: admin
Video Como Reparar Rosca Espanada Jeito Simples e Prático admin 0 267 15-11-2023, 11:50:57
Última Mensagem: admin
Video Como Testar Bobina de Ignição da Moto - Teste Simples e Prático admin 0 145 11-11-2023, 14:04:02
Última Mensagem: admin
Video Sensores Eot , Map , Iat , Tps , Parâmetros Moto Funcionando admin 0 136 09-11-2023, 16:57:32
Última Mensagem: admin
Video Moto ao Esquentar Se desligasoft 50 Corta a Corrente Elétrica admin 0 167 06-10-2023, 17:39:58
Última Mensagem: admin
Video Pop 100 2008 Sem Centelha Elétrica não Funciona admin 0 134 02-02-2023, 20:53:48
Última Mensagem: admin
Video 2 Parte, como Funciona o Sistema Indução de Ar Válvula Paer funcionando na Moto Sr.Big 0 305 20-01-2022, 09:44:47
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)