Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Simulação de defeito Sensor CKP bobina Pulso, Sinais daecm Módulo Bloqueando Pulsos
#1
Video 


Olá pessoal, Ivan aqui, o mecânico de motos! Hoje vou explicar de uma maneira simples sobre a simulação de defeito no sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim) e como isso afeta o funcionamento da moto, usando uma Pop 100 de 2007 como exemplo.

Bom, o CKP é responsável por enviar informações à central da moto sobre a posição do virabrequim. Se a central não recebe essas informações, pode causar problemas no acionamento de vários componentes, como a bobina de ignição, a bomba de combustível e os bicos injetores.

Vamos fazer um teste prático para identificar esse problema. Conectaremos alfinetes em pontos específicos: no pino 8 (fio marrom), que é o aterramento para a bomba de combustível, no pino 11 (fio rosa com a lixa azul), que é o pulsante negativo para a bobina de ignição, e no pino 16 (fio rosa com cinza/branco), que é o pulsante negativo para o bico injetor.

Se a central não receber sinal do CKP, esses atuadores não funcionarão. Então, ao ligar a chave de ignição, usaremos uma caneta de polaridade para verificar se há alimentação nos pontos corretos. No pino 11, a luz vermelha indicará se a bobina de ignição está recebendo energia. No pino 16, essa luz acenderá quando a moto estiver ligada, mostrando que o bico injetor está sendo acionado.

Se não houver sinal do CKP, a luz verde indicará que a bomba de combustível não está sendo acionada. Ao dar partida, essa luz deverá piscar, indicando o funcionamento correto.

Fizemos um teste simulando um problema cortando a fiação. Ao reparar a fiação, as luzes indicativas voltaram ao normal, confirmando que o problema era na fiação ou na bobina de pulso.

Então, pessoal, é assim que identificamos problemas no CKP, o sensor de posição do virabrequim, que podem afetar o desempenho da moto. Espero que tenham entendido. Se tiverem dúvidas, estou à disposição. Até a próxima!

Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Como Testar Bobina de Ignição da Moto - Teste Simples e Prático admin 0 145 11-11-2023, 14:04:02
Última Mensagem: admin
Video Teste de Resistência e Pico de Voltagem na Bobina de Pulso e Faísca da Ray 50 Wuyang admin 0 284 11-10-2023, 10:23:16
Última Mensagem: admin
Video Teste de Pico de Voltagem na Bobina de Ignição da Ray 50 Wuyang 2022/23 admin 0 139 10-10-2023, 19:44:39
Última Mensagem: admin
Video Teste de Resistência Primária e Secundária na Bobina de Ignição da Ray 50 Wuyang 2022 admin 0 166 10-10-2023, 12:22:28
Última Mensagem: admin
Video Distância Entre Ressalto do Magneto e Bobina de Pulso admin 0 300 29-07-2022, 09:52:44
Última Mensagem: admin
Video Partida Elétrica Pesada , Vejam como descobrir o defeito com Alicate Amperímetro admin 0 262 24-07-2022, 20:47:55
Última Mensagem: admin
Video Como Medir Resistência da Bobina de Pulso da Joto 125 Traxx 2009 Sr.Big 0 357 20-01-2022, 11:05:34
Última Mensagem: Sr.Big
Video Como Fazer Teste de Fuga de Corrente Elétrica simulação de defeito Sr.Big 0 306 20-01-2022, 10:02:40
Última Mensagem: Sr.Big
Video Simulação de defeito Bico Injetor, Sinais da ecm Módulo Bloqueando Pulsos apoio MSBig Sr.Big 0 283 20-01-2022, 09:51:29
Última Mensagem: Sr.Big
Video Teste do Sinal do Sensor Eot Temperatura com a Moto em Funcionamento passo a Passo Sr.Big 0 303 20-01-2022, 09:39:04
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)